Nos últimos três meses, eu tomei a decisão de colocar o hábito da ioga como parte da minha rotina e fui me percebendo ao longo desse tempo, e posso dizer que a experiência tem sido transformadora, tanto no aspecto físico, emocional e psicológico. Por isso, decidi compartilhar no formato de post aqui no blog como tem sido o processo de implementação desse hábito e os principais benefícios que vivenciei até o momento com a prática.
Eu sempre digo que devemos abraçar mais o processo do que simplesmente viver obcecado pelo resultado, e a prática de ioga é um exemplo vivo de como isso funciona, pois dedicar 10, 15 ou 30 minutos para essa atividade tão relaxante é recompensadora por si só, e isso é recompensar o processo: quando desfrutamos do que estamos fazendo, mesmo que ainda estejamos longe do resultado.
Escolhi o ioga por ser tão simples, acessível e possível. No YouTube, você encontra uma infinidade de professores com canais maravilhosos e aulas incríveis, tanto para iniciantes ou pessoas que já praticam há mais tempo. Um dos meus canais favoritos, e o que mais tem me ajudado nesse novo hábito é o da Pri Leite, e para me ajudar na prática, eu adquiri o calendário anual dela, onde todo mês fazemos as práticas de ioga focado em uma determinada temática, e em cada dia, somos direcionamos para uma aula específica do canal dela que vai de acordo com esse tema.
No mês de agosto, o tema escolhido é ADOÇAR. Uma das minhas barreiras iniciais que mais me atrapalhou em dar início a esse hábito na minha rotina foi não saber exatamente qual aula fazer no dia e perder muito tempo pesquisando, procurando, navegando pelo YouTube até decidir uma para começar, e com o calendário da Pri Leite, cada dia tem uma aula já definida e isso facilitou muito para não ficar perdida.
Pausa para relaxar o corpo & descansar a mente
Como eu falei, o relaxamento proporcionado pelo ioga é instantâneo, o que faz a prática ser recompensadora por si só. Na correria do dia a dia e em meio as inúmeras demandas, ficamos com o cansaço & estresse acumulados no corpo em forma de tensão nos músculos, e o ioga ajuda a perceber que o nosso corpo também precisa de uma pausa, e que 30 minutos não mata ninguém.
Através de muitas posturas, alongamentos e torções, você sente esse emaranhado de tensão indo embora a cada movimento. Às vezes tudo o que o nosso corpo precisa é de um momento profundo de silêncio, paz e conforto apenas para existir e estar presente. Além de que, através do relaxamento físico, também enviamos sinais para a nossa mente de que está tudo bem e que podemos pausar toda a agitação interna e criar um espaço apenas nosso.
Melhor mobilidade e flexibilidade nos treinos
Minha flexibilidade & mobilidade melhoraram de uma maneira inexplicável nesses últimos meses, e isso tem impactado muito os meus treinos na academia, já que com as posturas realizadas, eu consigo ter uma amplitude maior em muitos exercícios de musculação. Praticar ioga também me ajudou a desenvolver o meu equilíbrio, que antes era péssimo. Claro que ainda sou iniciante e estou aprendendo cada dia mais através das práticas diárias, porém percebo que tirar alguns minutos para me alongar me ajuda a aliviar aquela sensação de desgaste e cansaço que fica depois de um treino pesado na academia ou de um dia estressante.
Desacelerar antes de dormir
O melhor momento que encontrei para implementar esse hábito foi antes de dormir, mas isso não quer dizer que transformei isso em uma regra, pois o ioga é bem-vindo em todos os instantes, e por vezes, adiantar uma prática do meu dia será mais do que necessário. Porém, escolher praticar antes de dormir tem me ajudado a relaxar e me preparar para uma boa noite de sono e a conseguir desacelerar a mente e o corpo; e logo já vem o sono, e então sei que deitar na cama e pegar no sono vai ser muito mais rápido e possível. É incrível como o ioga me ajudou a melhorar a qualidade do meu sono.
Menos dores no joelho e lombar
Caso você sinta muitas dores no joelho e lombar, além da prática de ioga, recomendo que você estude um pouco mais sobre a metafísica do corpo; eu acredito muito que Deus, quando nos criou, colocou um pouco da sua inteligência divina em nossos órgãos e sistemas internos, pois cada dor, desconforto ou questão física, quase sempre é uma somatização de algo que está acontecendo no nosso espaço mental.
Dores no joelho e lombar significa que estamos sobrecarregados, levando um peso muito maior do que podemos ou devemos carregar, e praticar ioga me ajudou a entender quais eram esses pesos e soltá-los com muito mais facilidade. Minhas dores no joelho foram ficando cada vez menores a medida que abri espaço para arrancar fora esses pesos desnecessários.
Me relacionar melhor com o tempo
Através do ioga, abri espaço para praticar o mindfulness, ou seja, a capacidade de estar presente e consciente do momento presente ao invés de navegando nos espaços da sua mente sem realmente desfrutar do aqui e agora. Praticar ioga não é uma demanda a mais que coloquei na agenda com a intenção de dar um check e desejar que termine logo, mas é um momento de praticar a minha presença, de estar ali de corpo e alma no momento, sem me permitir fragmentar a minha atenção e foco. Qual a última vez que você abriu mão do tempo psicólogo (passado & futuro) e realmente escolheu estar presente, sem querer que o relógio passe mais rápido ou sem ficar esperando a próxima coisa?
Comentários
Postar um comentário