Desde as minhas tentativas anteriores de muitos anos atrás, eu sempre tentei ser produtiva ao longo da minha vida, muito porque eu tinha a convicção de que eu não era e segundo porque eu queria provar a mim mesma o meu próprio valor. Desde crianças, aprendemos a ser respeitados, amados e estimados como consequência de boas notas, bons comportamentos e uma boa postura, e quando a gente não alcançava essa expectativa, não atingia o que os outros, sejam pais, professores, colegas, etc., esperavam de nós, era quando nos sentíamos inferiores, nos comparávamos com aquele irmão que sempre recebia os melhores elogios e nos colocávamos para baixo.
O efeito disso na vida adulta é uma série de comportamentos tóxicos que fazemos sem nem perceber ou ter consciência: nos cobrar além dos nossos limites, querer fazer mais do que todo mundo, não saber lidar com suas próprias falhas e sempre carregar essa sensação esquisita de que não estamos fazendo o suficiente. Citei apenas alguns, mas a que eu queria mais dar enfase é a construção da ideia ocidental de que produtividade é fazer mais. Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já pesquisou no Google alguma técnica, ferramenta, método e caminho para ser mais produtiva, fazer mais, executar mais, & entregar mais.
Porém, preciso te dizer uma coisa: produtividade não é fazer mais. Ser produtiva não é sobre aprender uma maneira diferenciada de gerenciar o seu tempo, de organizar as suas tarefas, de terminar o dia com a sua lista concluída e com um check em todas as demandas. Sabe o que realmente é produtividade? É cuidar de você e saber fazer o gerenciamento da sua energia. Acima de qualquer tarefa, demanda, meta, objetivo, pendência & projeto, vem você. Você é a base de tudo. Você é o ser humano por trás de cada movimento, escolha e atitude.
Se você não estiver bem, às coisas não fluem. A partir do momento em que desisti e abri mão dessa busca louca por ser produtiva usando técnicas, ferramentas & métodos - que também são importantes e necessários - que na maioria das vezes, não funcionava e nem se encaixava na minha realidade, eu comecei a aplicar o GERENCIAMENTO DE ENERGIA como base para a minha produtividade acontecer de um jeito leve, compassivo e respeitoso.
Para você funcionar no dia a dia, você precisa de energia, e não estou falando de algo exotérico, mistico ou espiritual, mas sim da energia física e mecânica que vem de três aspectos da sua vida: CORPO, MENTE E EMOCIONAL. Para pra pensar comigo, é bem provável que naqueles dias em que você não está conseguindo ser produtiva, por mais que você tente, se esforce e aplique o seu script de técnicas, um desses três pilares está em DESEQUILÍBRIO. Ou você não dormiu bem, ou não tomou o café da manhã, ou pulou o seu almoço, ou brigou com alguém, ou sobrecarregou a sua mente com horas nas redes sociais sem perceber, ou ficou ansiosa com algum prazo apertado, etc.
Um milhão de coisas pode ter acontecido, mas pode ter certeza que um desses pilares, seja corpo, mente & emocional, não estavam sendo bem nutridos, cuidados e respeitados da forma certa. Isso é produtividade: cuidar para esses pilares diariamente e cultivar ações, atitudes e escolhas que favoreçam a manutenção deles e o “abastecimento” deles. No dia em que entendi que a minha produtividade dependia apenas de mim, e que a minha falta de foco, de concentração, a preguiça, procrastinação, a falta de ânimo, era apenas consequência de um desses pilares sendo negligenciados. Afina, um carro não pega sem combustível, né?
Você precisa estar bem para externalizar para o mundo o que você tem de melhor, porque produtividade é produzir, mas não é produzir um monte de coisas sem pé e nem cabeça, sem direcionamento, sem clareza, sem consciência, nem produzir qualquer coisa e pronto, mas sim produzir as ações certas para tirar seus projetos do papel, para estar todo dia mais próxima dos seus objetivos, para viver uma vida saudável, intencional e com propósito.
Por isso, vou compartilhar com você um mini resumo de cada um dos pilares do GERENCIAMENTO DE ENERGIA que aplico e ensino outras mulheres a aplicarem em suas vidas, e o que existe dentro de cada um. Se você quer aprender a gerenciar a sua energia no dia a dia para expandir, cultivar e nutrir uma produtividade saudável, lá no meu livro, o Manual da Vida Leve, você tem acesso ao desafio de 15 dias com ações e atitudes para cada um desses pilares e com todo o direcionamento que você precisa. Acesse aqui para conhecer meu livro e acessar o desafio.
CORPO
Passamos muito tempo buscando uma fórmula, um caminho, uma receita, um método para sermos mais produtivas, e a primeira coisa que deveríamos fazer, é olhar para o nosso CORPO. Ele é o nosso veículo aqui na Terra. É através dele que realizamos as nossas tarefas, desde as mais simples, até as mais complexas.
Você não faz ideia de como coisas simples como, beber água o suficiente durante o dia e dormir a quantidade de horas necessárias por noite faz toda a diferença. O sedentarismo é fator de risco para vários problemas de saúde e responsável por aumentar o estresse, gerar mais fadiga e cansaço, fraqueza muscular, etc. Dormir mal afeta a nossa concentração, atenção, memória de trabalho, foco, aumenta a chance de comportamentos impulsivos, e não beber água gera cansaço mental & dores de cabeça. Alimentos ultraprocessados que você ingere geram mais cansaço, exaustão & lentidão após/durante a digestão.
O seu corpo e todas as suas funções, sejam biológicos ou fisiológicas, são o veículo para a sua produtividade acontecer.
MENTE
Como você tem cuidado da sua mente atualmente? Você tem dado atenção a tudo aquilo que envolve o seu espaço mental, que, querendo ou não, é onde você passa a maioria do tempo? Onde você tem focado a sua atenção e colocado o seu foco? Sua mente tem estado realmente presente no aqui e agora?
Principalmente com a era digital, e o acesso facilitado as redes sociais, é muito comum nos perdemos no turbilhão de informações ao nosso redor, seja televisão, e-mail, redes sociais, músicas, barulhos, notificações, etc. Tudo isso são estímulos que sobrecarregam a sua mente, e ela é como um celular que precisa, de vez em quando, ser recarregado e ter o seu espaço interno “limpo”. A sua mente está ativa o tempo todo e se não estivermos filtrando o que permitimos que entre ou não, ficaremos com aquela sensação eterna de cansaço.
A atenção plena é um ótimo exercício e estilo de vida para você começar a treinar a sua mente para estar presente, já que na maior parte do tempo, ela está remoendo o passado, ou se preocupando com o futuro, ou perdida em um milhão de pensamentos dentro da sua mente. Além de tornar-se consciente daqueles estímulos externos que tem sugado a sua energia e te deixado drenada.
Você também pode introduzir momentos intencionais para se desconectar das redes sociais e focar no offline, e buscar entender como aquilo que você pensa, suas crenças, ideias & interpretações do mundo tem influenciado as suas decisões, escolhas & comportamentos. Isso também significa cuidar do seu espaço mental.
EMOCIONAL
Não existe uma vida produtiva se o seu emocional está um caos e uma bagunça, e ninguém vai te falar isso. É impossível ter uma produtividade real, saudável & efetiva se você é sempre dominada pela ansiedade, se o estresse é um problema para você, se você não consegue gerenciar as emoções com facilidade. Melhorar a nossa relação com aquilo que sentimos e aqueles sentimentos que são despertados a partir de situações externas, de pensamentos que chegam até a nossa mente, nos ajuda a viver de forma mais leve e sem sermos reativos a qualquer pedra que aparece no caminho.
Muitas vezes interpretamos as nossas emoções como verdades absolutas, e esquecemos que todas as emoções passam. É muito comum em um momento ansioso, por exemplo, acreditar que essa ansiedade é permanente e imutável, mas existem inúmeras técnicas, como o mindfulness e a escrita terapêutica, que te ajuda a perceber, nomear, aceitar e ressignificar essas emoções desafiadoras, entendendo que elas passam se você permitir.
Mesmo que você não lide com algum transtorno específico, como depressão, ansiedade, burnout, bipolaridade, etc., cuidar do seu emocional também significa você focar no cultivo de emoções positivas, um dos principais pontos falados na psicologia positiva, e isso envolve cultivar situações e momentos que gerem satisfação, gratidão, empolgação, interesse, orgulho e várias outras emoções que podemos impulsionar através das nossas atitudes.
Agora, é a sua vez de refletir como os aspectos ligados a CORPO, EMOCIONAL & MENTAL estão influenciando a sua produtividade, e se você tem depositado todas as suas fichas em técnicas, ferramentas & métodos que são apenas muletas ao invés de focar na base principal: VOCÊ.
Comentários
Postar um comentário