Você cuida da coisa mais preciosa que existe na sua vida? Aquela que dá a base e a sustentação para tudo que você faz no dia a dia e qualquer escolha que decida fazer no futuro? Esse é um tesouro que na maioria das vezes desconhecemos ou até mesmo ignoramos, mas sem perceber que muitos dariam tudo para té-lo.
Não estou falando de riquezas, de objetivos, de bons salários, de relacionamentos amorosos ou familiares, embora tudo isso também seja muito necessário e importante. Mas o que você pensou quando leu o título desse post? Será que você imaginou bem grande diante de você duas palavrinhas que representam esse tesouro?
Saúde mental.
Sabe aquela velha história de que apenas damos valor quando perdemos? Isso não vale apenas para dinheiro, relacionamentos ou pessoas, mas também para a nossa saúde mental, que de longe, é a coisa mais preciosa, importante, essencial e necessária que precisa estar bem enraizada e presente na sua vida. A gente só aprende a dar valor ao nosso bem-estar, seja físico, emocional ou mental, quando estamos naquele lugarzinho bem conhecido por quase todos: o fundo do poço.
Depois de adoecer e quase entrar em crises ininterruptas de ansiedade e quase pisar em um burnout devido ao meu contato com redes sociais e o Marketing Digital, como o Instagram nos últimos anos, foi que caiu a ficha: a saúde mental é o nosso maior e mais precioso ativo. Fiquei tão obcecada em alcançar um resultado, de chegar a um certo patamar na minha vida, de buscar uma independência financeira a qualquer custo, que fui deixando de cultivar uma produtividade saudável, uma rotina intencional, ou um equilíbrio interno.
Existem alguns estudos e experimentos científicos chamados “longitudinais”, que é basicamente acompanhar um grupo de pessoas ao longo de um grande período de suas vidas, buscando entender certos aspectos funcionais como hábitos, comportamentos & emoções. Um desses estudos dentro da psicologia positiva é entender como a nossa felicidade é capaz de influenciar o nosso sucesso, e adivinhe?
Alguns dos estudos científicos mostram que pessoas que apresentam um nível maior de bem-estar subjetivo (outro nome para felicidade) em alguma etapa da vida, por exemplo, ao final da faculdade, ao longo dos anos futuros dessas pessoas, os científicas perceberam que essas pessoas acabavam alcançando um salário melhor, cargos melhores, casamentos melhores, uma saúde melhor, ou seja, uma vida melhor nos anos futuros.
É justamente o contrário do que aquilo que a maioria pensa. Não é o alcançar o sucesso que nos faz feliz, e sim a felicidade que sentimos antes que nos faz chegar ao sucesso.
Aqui eu não estou falando de sucesso como se tornar milionário, ter vários carros de luxo, viajar umas dez vezes no ano, ou se aposentar com 30 anos, mas sucesso como uma boa vida, porque construir uma vida boa, saudável & positiva também é sucesso, e se você acha que algo assim é fácil, besta, bobo ou simples, talvez você tenha fabricado uma visão comprada que te venderam do verdadeiro significado de sucesso. Às vezes acontece.
Ou seja, a gente só vai arquitetando essa “boa vida” quando fortalecemos e cuidamos da nossa saúde mental. Às vezes eu queria achar uma expressão um pouco mais ampla que saúde mental, porque muitas pessoas quando leem essa expressão acham que se refere apenas ao cuidar da mente, e a verdade é que tudo influencia, interfere e afeta o seu mental, desde como você trata o seu corpo, gerencia as suas emoções e mantêm os seus relacionamentos, amizades e pessoas próximas. Tudo isso está interligado. Não estamos separados em caixinhas.
Sabe porque saúde mental é o seu maior ativo e o seu tesouro mais precioso? Porque ela é escassa. A cada dia, mais e mais pessoas estão se afastando dos seus trabalhos, sendo diagnosticadas com algum transtorno, descobrindo a pior notícias de suas vidas relacionada a saúde física, estão se matando cada vez mais ao usarem remédios para dormir. Não quero citar número, estatísticas ou dados, porque a verdade é que se não estivemos cuidando da nossa saúde mental, nunca vamos chegar a qualquer lugar, porque antes disso, vai haver mais obstáculos, barreiras & “dores de cabeça”.
A maioria das pessoas que conheço não conseguem dormir sem remédio. Para mim, isso é assustador. Quer ter sucesso? Priorize a sua saúde mental para que lá na frente você não tenha que lidar com as consequências da falta dela hoje. Isso é o nosso maior diferencial, e exige muito esforço e dedicação, tá? Não vou mentir e dizer que vai ser fácil, um mar de rosas e que não dá nenhum trabalho, porque dá muito trabalho.
Cultivar uma boa saúde mental é o primeiro grande requisito para sermos felizes, ou termos o mínimo de bem-estar subjetivo possível (a ciência prefere usar esse termo, porque felicidade é algo muito amplo e difícil de definir), e termos o mínimo de bem-estar é o que nos leva a uma boa vida, a alcançar, através do nosso próprio esforço, uma vida com “sucesso, realização & conquista”. Isso é óbvio, mas às vezes - ou na maioria das vezes - esquecemos o porquê de termos que fazer algumas coisas chatas & desconfortáveis, como se alimentar bem, cuidar do nosso sono, ir para academia, ler bons livros, beber bastante água.
Uma lista com 4 coisas que você nem faz ideia de que também significa cuidar da sua saúde mental, mas que afetam ela diretamente:
Alimentação 🥘
Os alimentos que você come, a qualidade desses alimentos e o quanto eles te nutrem é muito importante. Os nutrientes que você ingere determinam se você vai ter energia, disposição o suficiente ou força para fazer o básico do dia a dia: pegar um transporte público, realizar uma tarefa mais longa ou manter o foco por muito tempo em algo. Já existem estudos que mostram o quanto os alimentos que ingeridos afetam nossas emoções.
Sono 🛌
Dormir bem é uma conquista, em meio ao tanto de estímulos que temos, sejam vindos de telas, notificações, redes sociais ou luzes. Dormir menos do que 7-8 para um adulto traz diversos prejuízos no longo prazo (vou fazer uma postagem ou vídeo no YouTube falando sobre o quanto dormir menos é um tiro no pé), como a possibilidade de afetar a sua memória, concentração, atenção, aumentar a tendência de comportamentos impulsivos, etc. Não é só deitar para dormir, mas envolve toda a preparação que os cientistas chamam de “higiene do sono”.
Redes Sociais 🖥️
As redes sociais estão te matando sem você perceber, saber ou notar. Tudo nelas é feito para te hipnotizar, te fazer perder horas e horas para deixar alguém mais milionário e rico. Quando você entende o que redes como o Instagram e Facebook, e agora o TikTok, fazem com a nossa mente, a saúde, a vida das pessoas no geral, com certeza você se sentiria enojado & triste de usá-las. Não é à toa que optei por espaços mais saudáveis, como o blog, a newsletter e o YouTube, que os criadores nem consideram redes sociais e sim “mecanismos de buscas”.
Exercício Físico 🎈
Coisas como sedentarismo são inimigos da sua saúde mental. Sem cuidar do seu corpo da maneira certa através do movimento, ele não funciona da melhor forma possível, e você vai abrir espaço para a possibilidade de problemas físicos que a gente não quer de jeito nenhum (digo isso por experiência própria ao descobrir que estou com colesterol alto). Se exercitar nem que por apenas 15min todo dia faz um bem imensurável para a nossa circulação, coração, articulação, força, resiliência, flexibilidade & todo o nosso sistema funcionar bem.
Escolhi de propósito focar mais nos aspectos físicos porque ele é um dos pilares fundamentais para a nossa mente funcionar bem, afinal, mente e corpo estão interligados e não separados como muita gente pensa. O que você faz em um, influência o outro. Simples assim. Se um dia você estiver com preguiça, de saco cheio ou exausto de ter que se preocupar com esses pontos, por exemplo, veja-os como um investimento, porque é o que eles são. I N V E S T I M E N T O.
Só de aplicar esse autocuidado físico e fortalecer, por consequência, a sua saúde mental no processo, você já vai estar “na frente” de muitas pessoas que ainda estarão achando isso uma verdadeira perda de tempo e desnecessário, ou de qualquer pessoa que coloque coisas triviais na frente disso. Esse é o seu ativo, e sem isso, a gente falha, para no meio do carro, precisa recomeçar, bate de cara na parede, se machuca, e um bocado de coisas que não queremos que aconteça.
Sem contar que assim a gente diminui a fila do postinho de saúde, né?
Para te ajudar a colocar em prática essas atitudes na sua vida, vou disponibilizar gratuitamente uma parte de um dos capítulos do Manual da Vida Leve, o capítulo 2 que é sobre Gerenciamento de Energia (não tem nada a ver com algo mistico ou sobrenatural), onde te mostro um jeito simples de cuidar das 3 principais esferas que influenciam o seu bem-estar subjetivo, o corpo, a mente e emocional.
Você vai baixar a primeira parte do desafio de 15 dias com ações práticas para o Gerenciamento da sua Energia, mais especificamente a parte em que as ações são focadas no seu físico e tudo aquilo que se interliga e se conecta com o seu corpo, assim você terá um passo a passo para seguir e um norte para guiar suas escolhas e decisões nos próximos 5 e já ver a diferença que isso vai fazer na sua vida.
Mas lembre-se, nada substitui uma boa terapia e o Manual da Vida Leve é um e-book prático, e você precisa fazer a sua parte para colher os frutos e resultados com ele 📖
Espero que goste do material.
Até uma próxima postagem 🤍
Comentários
Postar um comentário