Se você quer viver uma semana leve, produtiva e sentir que está desfrutando dos seus dias com intencionalidade, propósito, presença & dando o seu melhor no processo, e está abrindo espaço para evoluir, se desenvolver, construir novos hábitos, buscar os seus objetivos e metas, então um planejamento semanal vai ser a melhor coisa que você pode escolher por você, porque planejar significa honrar o nosso tempo, a nossa vida, nossas escolhas & decisões.
Já conheci muitas pessoas não se planejam porque acreditam que isso significa viver em uma prisão, ou seja, sem liberdade & autonomia, quando, na verdade, ter um planejamento é sobre criar direcionamento e intencionalidade para os seus dias e sair do piloto automático, estado onde apenas estamos existindo e sobrevivendo, e não de fato construindo uma história com propósito e preenchimento. E para isso você não precisa ficar preso a horários, nem viver com uma agenda na sua frente o tempo todo, ou perder a sua liberdade no processo. Não se preocupe, porque é justamente o contrário.
Se esse tutorial fizer sentido para a sua jornada de planejamento consciente, te convido a conhecer o meu e-book de produtividade saudável, o Manual da Vida Leve, onde vou te guiar na construção de uma vida com mais equilíbrio, leveza e intencionalidade por meio do planejamento e da organização através de 7 capítulos práticos para a sua rotina, hábitos & autoconhecimento (clique aqui)
Por que planejar a sua semana?
A nossa semana é uma das etapas do planejamento pessoal mais essenciais e importantes, porque é através da nossa semana, do que vivemos dentro dela, dentro desse ciclo de 7 dias, que colocamos em prática as ações necessárias para alcançar os nossos objetivos e metas, executar as etapas dos nossos projetos, realizar um grande sonho por meio de pequenos passos diários ou simplesmente conseguir tirar algo importante do papel. É através do cotidiano que você consegue fazer isso. É através da sua semana que você materializa isso no mundo real e tira todas as suas intenções de dentro e as coloca do lado de fora.
O que você precisa para planejar a sua semana?
- Separe de 15min a 30min para se dedicar a isso, de preferência no domingo, ou no primeiro dia útil da sua semana, se assim for melhor para você.
- Tenha em mãos a sua ferramenta de organização (planner, agenda, Trello, Notion).
- Se você já se planeja, você pode pegar o seu planejamento semanal da semana anterior e a sua Caixa de Entrada.
Eu começo pela revisão semanal
O primeiríssimo passo que sempre dou é separar alguns minutos para encarar o planejamento da última semana e tudo o que foi realizado por mim ao longo dos últimos dias. Tento identificar o que consegui finalizar, o que ficou pendente, o que não deu certo e o que deu, quais imprevistos aconteceram, como me senti ao longo da semana, quais avanços tive em relação aos meus objetivos & projetos, o que acertei e o que errei, basicamente tudo isso. Fazer isso me ajuda a validar e reconhecer o meu esforço, a ter paciência com o meu processo e o principal: identificar quais ajustes e mudanças precisarei fazer para a próxima semana que está começando.
Insiro as tarefas recorrentes e fixas ao longo da semana
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso, e tem um vídeo no meu Canal onde eu aprofundo esse tópico e você pode conferir clicando aqui, mas Tarefas Recorrentes e Fixas são aquelas ações que você precisa realizar com uma certa frequência e recorrência na sua vida, seja diariamente, uma vez por semana, três vezes por semana, etc. São tarefas que dificilmente vão mudar ou ter uma mudança muito brusca, porque você sempre vai estar repetindo a execução delas. Somos adultas, e é impossível que a nossa vida seja composta unicamente de novidades, prazeres imediatos & coisas novas, não é?
Alguns exemplos para você entender melhor: os horários que você cumpre, compromissos semanais, como terapia, nutricionista, academia, reunião com a equipe, tarefas de casa, lavar roupa, passar pano, preparar as marmitas da semana, buscar o filho na escola, aulas da faculdade, atendimentos, etc. Tudo isso é fixo e recorrente, porque não vai mudar de uma hora para outra, exceto se você decidir por isso ou optar por não fazer mais.
Começar a semana sabendo exatamente o que eu vou precisar repetir, quais tarefas, compromissos e demandas já estão presentes na minha vida, me permite encontrar o melhor momento para executá-las, alinhar conforme as minhas próprias necessidades e o que será melhor ao longo da semana. Além de conseguir visualizar os espaços livres que terei na minha agenda para conseguir focar em novas tarefas e projetos.
Confiro a minha Caixa de Entrada
A caixa de entrada é o espaço, seja físico ou digital, onde eu insiro todas as novas demandas, tarefas, compromissos e coisas que vão surgindo para serem cumpridas ao longo da semana. Diferente das tarefas recorrentes e fixas, novas tarefas são aquelas que possuem um começo, meio & fim, por exemplo: um novo trabalho da faculdade, um relatório que o seu chefe de pediu, uma pesquisa que você precisa fazer, algo que você lembrou que precisa comprar, etc. Você não vai precisar repetir essas ações sempre. A partir do momento em que estiverem finalizadas, basicamente acabou.
Tudo o que chega para mim de “novidade”, o primeiro passo que dou em seguida é sempre escrever na minha caixa de entrada. Fazer isso evita que eu corra o risco de esquecer algo importante e evita sobrecarregar a minha mente com tantas informações, prazos, dados & coisas do tipo. Coitada da sua mente, não deixe para ela a responsabilidade de lembrar de tudo. Se você ainda não tem a sua Caixa de Entrada criada, aqui nesse vídeo eu explico o passo a passo para você criar a sua.
Defino um foco para a minha semana
Esse foco é como se fosse o meu grande e maior objetivo da semana. Ao começar a semana, eu sempre me pergunto: qual é a minha grande meta? Aquilo que eu mais quero finalizar? Ou o que eu preciso fortemente concluir? Um bom exercício é você se perguntar qual é a tarefa/demanda que se você chegasse ao final da semana com ela finalizada, iria se sentir muito feliz, orgulhosa, animada, ou iria tirar um grande peso das suas costas. Lembrando que é uma única coisa e não várias, ok?
Pode ser uma tarefa relacionada ao seu trabalho, aos seus estudos, aos seus hábitos, a etapa de algum projeto em andamento, ou uma maneira específica que você quer se sentir ao longo da semana ou uma emoção que você quer cultivar com mais frequência. Esse foco pode estar relacionado com os seus objetivos do mês, do trimestre, etc. O importante é tenha sentido e lógica para estar ali presente como meta para os próximos 7 dias.
Defino de 3 a 6 prioridades
E por último, decido quais serão as principais tarefas que precisarei realizar e concluir até o final da semana. Algumas vezes essas tarefas estão relacionadas ao foco que defini para a semana, outras vezes não. O que será primordial e essencial de ser concluído ou pelo menos iniciado, e que merece um pouco mais da sua atenção, energia & foco?
Sabendo exatamente quais são as essas tarefas prioritárias - que eu recomendo que não passe de 6 prioridades - eu consigo ter um direcionamento e mais clareza de por onde começar, qual o primeiro passo precisarei dar, como executar as ações necessárias para finalizar cada prioridade ao longo da semana, consigo até mesmo focar em uma prioridade por dia, se fizer sentido. Pensa da seguinte forma: se tudo der errado na sua semana, se nada sair como você planejou, quais são as tarefas que, mesmo assim, precisam estar finalizadas e que você vai se comprometer a realizar?
Defino uma melhoria para a minha semana
Ok, essa parte não é obrigatória do planejamento semanal, mas eu gosto muito de começar a minha semana definindo uma ação, uma atitude, algo seja interno ou externo, que eu vi e mapeei na revisão semanal que eu preciso melhorar, ajustar ou transformar na minha vida e rotina. Não necessariamente precisa ser uma melhoria ligada ao universo da produtividade, trabalho ou estudo, pode ser também com foco em outras áreas: relacionamentos, pessoal, lazer, saúde mental, etc.
E para me ajudar a fazer o meu planejamento semanal alinhado, real & possível, que contribua para uma produtividade saudável e que potencializa vários aspectos positivos de quem sou, da minha personalidade, das minhas habilidades & vivências, eu uso o Manual da Vida Leve como GUIA para uma organização eficiente e um planejamento funcional. Se você ainda não conhece, o MDVL é o meu livro de produtividade saudável com +200 páginas onde abordo ao longo de 7 capítulos principais, tudo o que você precisa saber, conhecer & aplicar na sua vida sobre hábitos, objetivos, autoconhecimento, comportamento, organização, planejamento, comparação, perfeccionismo, etc. Se você quer liberar o seu acesso ao meu livro, você poderá ter em mãos cada uma das ferramentas que uso e me ajudam a criar um planejamento semanal adequado a minha rotina e realidade.
Comentários
Postar um comentário