Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

As 6 VIRTUDES da Psicologia Positiva e como alcançá-las na sua vida

Um dos tópicos que mais amo estudar atualmente é psicologia positiva. Me identifico demais com a possibilidade de me aprofundar e investigar os aspectos positivos presentes no ser humano. Sempre carreguei uma visão positiva das experiências humanas e na nossa jornada aqui, porém a vida adulta e suas inúmeras responsabilidades me afastaram dessa essência, por isso sou tão grata a psicologia positiva por ela ter me ajudado a resgatar a visão de mundo que esteve por muito tempo comigo.

O ser humano não é formado apenas por coisas negativas, dores, sofrimento & pesares. Na mesma proporção que carregamos sentimentos negativos, também existem emoções positivas presentes em nós, como otimismo, esperança, satisfação & bem-estar, e que merecem atenção da mesma forma e com a mesma intensidade que a ciência se volta a entender a ansiedade, tristeza, raiva, estresse, etc.


Do mesmo modo que lutamos para investigar mais a fundo os defeitos do ser humano, também podemos mergulhar em tudo aquilo que permite uma vida boa, saudável, leve & intencional. Esse é o objetivo da psicologia positiva: abrir espaço para cultivarmos mais realização, propósito e felicidade nos nossos dias, para que a vida se torne ainda mais completa, preenchida e boa aos nossos olhos. Ou seja, fazer a vida valer a pena.

Um tempo muito falado pela psicologia positiva é a palavra virtude.

Segundo o nosso dicionário, virtude se refere a: 1. qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável (p.ex., do ponto de vista da moral, da religião, do comportamento social, etc.), 2. conformidade com o Bem, com a excelência moral ou de conduta, etc.; dignidade. E segundo a etimologia dessa palavra, ela deriva do termo grego aretê e se refere ao conceito de excelência.

Virtude se refere as qualidades universais do ser humano, expressam características valorizadas por todas as culturas, filosofias, tradições e religiões, e que nos leva a construir a ideia de bom caráter. Quando buscamos uma vida virtuosa, onde cada uma das 6 virtudes universais está presente em nossas ações, comportamentos & atitudes, estamos criando a possibilidade de nos tornarmos pessoas cada vez melhores, contribuindo para o nosso florescimento e contentamento pessoal, desde que você aja em coerência e alinhamento com elas.

Para os grandes filósofos, como os estoicos, a busca por colocar em prática as principais virtudes, é o que garante uma vida ética, moral & digna.

Existem 6 virtudes e ubíquas, e elas recebem esse nome porque são características valorizadas em todos os contextos, desde o budismo, cristianismo, hinduísmo, etc. Os pesquisadores da Psicologia Positiva, como, por exemplo, Martin Seligman, chegaram a essas 6 virtudes realizando um levantamento histórico das qualidades morais adquiridas em diversas culturas ao longo de milhares de anos da humanidade.

1ª Virtude: CONHECIMENTO & SABEDORIA

Alcançamos as virtudes através de forças de caráter, que são as partes positivas de sua personalidade que afetam como você pensa, sente e se comporta. Essas forças são caminhos que podemos escolher praticar diariamente para alcançarmos e desenvolvermos essa virtude na nossa vida (existem 24 forças de caráter que abordarei em um próximo post aqui no blog).

Se você é uma pessoa curiosa, tem interesse em conhecer como as coisas funcionam, tem amor por aprender coisas novas, valoriza a criatividade, tem um pensamento crítico e analítico a respeito das situações que vive, tem uma inteligência prática que te faz ser capaz de levar o conhecimento aprendido para a ação ou consegue ter uma perspectiva diferente quando necessário, talvez você já esteja no caminho certo para alcançar essa virtude. É através dessas forças que conseguimos alcançar essa virtude.

2ª Virtude: CORAGEM.

Conseguimos alcançar essa virtude quando temos a determinação de alcançar objetivos importantes na nossa vida, se manter firme diante de obstáculos, ameaças, desafios & dificuldades, não se deixando entregar pelo medo, mas agindo com bravura e valentia. Como também quando perseveramos até o fim aquelas coisas que começamos sem deixá-las pela metade, mas honrando a nossa própria palavra.

Outra força que nos permite alcançar a coragem é a integridade e autenticidade, ou seja, vivendo de acordo com a sua verdade, com sua essência, sem fingir ou querer agradar às pessoas ao redor, agindo em coerência às suas próprias crenças e valores, sendo íntegro ao apresentar suas intenções ao mundo.

3ª Virtude: HUMANIDADE E AMOR

Essa virtude é composta por forças pessoais e sociais que envolvem cuidar, nutrir e estabelecer amizades e/ou interações positivas com outras pessoas, sejam amigos, conhecidos, familiares ou a comunidade onde estamos.

Ações como cultivar bondade e generosidade em relação aos outros, praticar boas ações que favoreçam um amigo, parceiro, um familiar, estar presente para compreender, acolher e oferecer suporte a quem você ama e a todos que são importantes na sua vida, como também desenvolver compaixão e empatia pelos outros, se permitir amar, retribuir e nutrir sentimentos profundos e íntimos com pessoas próximas a nós, são FORÇAS que abrem espaço para alcançarmos essa virtude.

4ª Virtude: JUSTIÇA

Essa virtude sustenta a nossa vida em comunidade, e abrange nossa relação com grupos maiores, como família, comunidade, país, mundo. Os caminhos para alcançar essa virtude são vários, e envolve aspectos como o nosso senso de cidadania, ou seja, compromisso com o bem-estar do outro, responsabilidade social, agir de maneira justa nos espaços em que ocupamos, conseguindo deixar de lado os nossos preconceitos para tratar as pessoas com respeito, gentileza e equidade.

Quando está diante de um grupo, você consegue se colocar em movimento para ajudar, contribuir e nutrir uma boa relação com os outros membros? Tem disposição para coordenar e dirigir ações que irão ajudar o grupo a alcançar os objetivos estabelecidos? Todos esses pontos são essenciais para vivermos alinhados a virtude da JUSTIÇA.


5ª virtude: TEMPERANÇA

Essa virtude significar a busca por viver com moderação, conseguindo equilibrar suas próprias vontades e desejos. Essa virtude por ser alcançada através de forças como o autocontrole, não se permitir ser guiado ou dominado por seus desejos, impulsos, emoções ou pensamentos.

Diante de um acontecimento negativo, você consegue lidar com as emoções? Ou você costuma agir de maneira reativa? Consegue manter a motivação, mesmo diante de situações difíceis? Você costuma ser criterioso com as suas escolhas? Tem o hábito de refletir sobre atitudes e comportamentos que possa chegar a se arrepender depois? Ou age no impulso? Consegue dizer não a prazeres imediatos em prol de objetivos futuros?

Essa virtude é alcançada quando aprendemos a não ceder aos extremos, mas a seguir pelo caminho do meio, que seria o equilíbrio.

6ª virtude: TRANSCENDÊNCIA

Essa virtude representa forças emocionais que nos permitem estabelecer conexão com algo maior, podendo ser o universo, Deus, evolução, religião, crenças, etc. A transcendência é exercida através de forças como apreciação da beleza e da excelência, você tem o costume de contemplar a natureza, os animais, a ciência, a arte, a vida humana e todos os milagres que existem nela? Você se sente grato e tem consciência das coisas boas que acontecem na sua vida e que você valoriza?

Você se sente esperançoso em relação ao futuro a ponto de planejar, e trabalhar para colocar suas intenções em prática? Você tem uma postura positiva em relação ao que está por vir? Outras maneiras de alcançar a transcendência é através do cultivo do senso de propósito, do cultivo da sua espiritualidade e religiosidade no nosso dia & também através do bom humor e entusiasmo pela vida.


O caminho para alcançar cada uma dessas virtudes é vasto e amplo, e na busca por atingi-las, podemos fazer uso das nossas maiores forças pessoais, podemos usar aspectos positivos da nossa personalidade e jeito de ser. Gostou de conhecer as 5 virtudes? 

Saiba que ainda tem muito mais a ser explorado e ensinado a respeito delas, então saiba que o assunto não se esgota por aqui. Nos próximos conteúdos do blog, abordarei as 24 forças de caráter, e tenho certeza que você será capaz de desenvolver as ações certas para viver uma vida intencional, com direcionamento & propósito através das 6 virtudes.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem