Desde que comecei a minha jornada em busca de uma vida mais saudável, leve & alinhada aos meus valores e objetivos, cuidar da minha alimentação tem sido uma das minhas maiores prioridades no dia a dia, e com a ajuda da minha nutricionista, tenho focado em uma alimentação mais natural, limpa, sem industrializados e consciente.
Se alimentar bem não é complicado, difícil ou impossível, desde que tenhamos um direcionamento claro e objetivo. Não acredito em dietas restritivas e extremistas, e nem que exista um milagre, ou atalho para alcançar um corpo mais saudável e uma saúde física melhor. Acredito que todas as mudanças na alimentação começam com escolhas mais conscientes, entendendo a nossa relação com os alimentos & a comida, tendo percepção da nossa forme, sociedade, satisfação & desejos.
Acredito que uma boa alimentação é também um ato de autocuidado e amor-próprio, pois hoje consigo ver o meu corpo como algo sagrado, inviolável e um veículo que me permite realizar as coisas no dia a dia com disposição, energia & força, e por isso, hoje já não consigo me entupir de açúcar, de doces, de gordura ou com alimentos ultraprocessados, porque sei que as atitudes que assumo demonstram o apreço que tenho pelo meu corpo, o quanto eu amor ele e o respeito que dou a ele, todo santo dia.
Claro que de vez em quanto abro espaço para uma pizza, uma esfirra, um pastel, mas não faço isso para descontar minhas emoções na comida, para me sentir melhor, ou por que estou com tédio e preguiça de cozinhar algo saudável. Tudo depende de equilíbrio, frequência, qualidade & quantidade. Hoje tenho mais consciência das minhas escolhas alimentares e me percebo muito mais também: sei quando é desejo e quando estou realmente com fome.
Cada corpo funciona de uma maneira única, e nada melhor do que cultivar essa percepção intencional para entender mais a fundo as nossas necessidades, porque elas existem, de onde elas vieram, o que as mantêm, e o que podemos fazer no cotidiano para mudar o nosso comportamento em relação à comida. Por isso nesse post vou compartilhar minhas 3 receitas favoritas saudáveis de café da manhã, mas que também podem ser feita em outros momentos do dia.
Panqueca de banana, com cacau & aveia
Ingredientes
- 1 banana
- 2 colheres de aveia
- 1 colher de cacau em pó
- 1 ovo
Modo de preparo
1. Amasse a banana em um recipiente fundo, acrescente o ovo e bata esses dois ingredientes, depois acrescente a aveia e o cacau.
2. Bata tudo com o garfo e depois coloque na frigideira antiaderente (coloque um fio de azeite para não grudar se a sua frigideira não for tão boa), tampe a frigideira e vire após dourar.
3. E quando tiver pronta, você pode polvilhar coco ralado sobre as panquecas, colocar uns morangos cortados ou adicionar uma colher de mel.
Mingau de aveia & cacau
Ingredientes
- 2 colheres farelo de aveia
- 150 ml de leite
- 1 colher de cacau em pó
- Adoçante liquido a gosto (opcional)
Modo de preparo
1. Em um recipiente, coloque o farelo de aveia, o cacau e 50 ml de leite. Misture bem;
2. Deixe descansar por aproximadamente 5 minutos;
3. Em seguida, coloque o restante do leite em uma panela, junte a aveia hidratada e misture bem;
4. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.
Crepioca
Ingredientes
- 2 colher de goma de tapioca
- 1 ovo
Modo de preparo
1. Em um recipiente, bata bem o ovo.
2. Adicione a goma de tapioca e bata novamente (pode bater com um garfo mesmo), até obter uma mistura homogênea.
3. Coloque todo o conteúdo em uma frigideira antiaderente levemente quente e mantenha em fogo baixo.
4. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado.
Para o recheio, você pode fazer com frango desfiado, atum ralado & saladas, com doce de leite ou algum tipo de geleia da sua preferência.
Comentários
Postar um comentário