Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

LIVRO: Felicidade Autêntica do Martin Seligman

Felicidade Autêntica foi um dos primeiros livros de psicologia positiva que li escrito pelo psicólogo e fundador dessa nova área de estudo, Martin Seligman. O nome psicologia positiva pode transmitir a ideia de que essa nova abordagem tem alguma coisa a ver com “autoajuda e pensar positivo”, porém ela é uma área científica com estudos embasados e fundamentados. Como eu já falei em outros posts aqui do blog, a Psicologia Positiva se preocupa em estudar, investigar e explorar tudo aquilo que existe de positivo em nós.


Por muito tempo a psicologia tradicional focou exclusivamente em estudar os aspectos negativos, que envolvem defeitos, transtornos, sintomatologia e tudo aquilo que é causa de sofrimento no ser humano, e se esqueceu que também carregamos emoções positivas que merecem ser exploradas, que ausência de sofrimento e de sintomas não necessariamente quer dizer que uma pessoa seja feliz, tenha bem-estar ou viva uma jornada com propósito e intenção. E isso levou as pessoas a cultivarem a mentalidade de que um processo terapêutico é exclusivo para pessoas em sofrimento, diagnosticadas com algum transtorno e que enfrentam intensos problemas em sua jornada, mas isso não é verdade.

Muitas pessoas não têm um diagnóstico de um transtorno ansioso, depressivo ou de personalidade, e mesmo assim, elas não são se consideram satisfeitas e realizadas em suas vidas diárias, não sentem que possuem uma vida saudável, bem-estar emocional suficiente para buscarem seus objetivos, criarem rotinas significativas e viverem cada segundo de suas vidas com propósito e intenção.

Talvez você se identifique com isso, caso, sim, saiba que a terapia é um processo que também pode ser transformador para você, porque vai abrir possibilidade de investigar seus pontos fortes, habilidades, talentos, forças de caráter, valores & virtudes, e cultivar mais emoções positivas, trabalhar relacionamentos cada vez mais intencionais, e focar em desenvolver aquilo que você tem de único e que faz parte da sua essência.

O Livro Felicidade Autêntica aborda em uma linguagem simples, acessível & real, o que realmente é a Psicologia Positiva, porque ela é importante e quais os benefícios de abraçá-la dentro da sua realidade, além de quebrar mitos que não fazem sentido, de que ela desconsidera o sofrimento, ignora os defeitos e faz as pessoas fugirem de suas dificuldades ou até mesmo que ela incentiva uma felicidade constante, linear e frequente.

O autor começa explicando conceitos fundamentais que já eram discutidos por antigos filósofos a respeito da existência de dois tipos de felicidade: a felicidade hedônica e eudaimonia. 

A primeira se refere a busca constante por comportamentos que geram prazer imediatos e que fazem com que as pessoas queiram fugir e evitar o desconforto. Imagine uma pessoa que o tempo todo diz SIM a seus desejos, anseios e impulsos apenas para satisfazer seus prazeres instantâneos, como, por exemplo, comer doce, maratonar uma série, pedir um iFood, usar drogas, dormir até mais tarde, fugir de responsabilidades, sexo, vídeo game, etc. O problema não é ter momentos prazerosos em sua vida, até porque eles são essenciais e fazem parte da nossa evolução, o problema é quando exageramos, extrapolamos e nos desequilibramos na busca por esses prazeres. Quando esses prazeres passam a ser tão frequentes e rotineiros que acabam nos prejudicando e trazendo efeitos negativos. É impossível ter uma vida agradável 100% do tempo.

Já a felicidade eudaimônica, parte da ideia de que a felicidade se encontra no esforço, na dedicação e do comprometimento em construir a nossa melhor versão e florescermos internamento a cada dia. 

O autor explica que a felicidade real parte do esforço de utilizarmos as nossas forças e virtudes, ou seja, aquilo que carregamos de único, mágico e autêntico, na busca por nossos objetivos, na construção de relacionamentos saudáveis, no trabalho, nos estudos, em projetos e nas ações que desempenhamos através dos papéis que temos. E isso significa passar por desafios, obstáculos e perrengues pelo meio do caminho, mas, ao mesmo tempo, utilizar o que temos de melhor na nossa personalidade e jeito de ser para construir algo positivo, real e importante para nós.

A felicidade consiste no equilíbrio dessas duas formas de viver. Nem viver uma vida exclusivamente movida por prazeres, impulsos e desejos, e muito menos fugindo do desconforto e das responsabilidades, mas abrindo espaço para nos movermos em direção a algo que tenha significado, propósito e importância para nós.

Martin Seligman deixa bem claro que a felicidade é, na verdade, uma construção diária, que envolve dedicação & comprometimento, muito diferente da crença de que precisamos esperar a felicidade vir em algum momento do futuro, ou ter alguma coisa para sermos finalmente felicidades ou de que existem pessoas que vivem num estado constante e linear de total felicidade sem mais nem menos. A FELICIDADE ESTÁ NA JORNADA.


O livro também aborda a felicidade em relação a três aspectos da nossa vida: passado, presente & futuro, e que é possível sentir diferentes sensações e emoções para cada um desses aspectos. Por exemplos, algumas pessoas podem sentir raiva, desgosto, culpa, frustração & arrependimento em relação ao passado que viveram, mas podem se sentir contentes com o momento presente e, ao mesmo tempo, carregarem medo, ansiedade, receio e angústia quando pensam no futuro e nas coisas que estão por vir.

Para cada um desses marcos temporais, podemos usar ferramentas, estratégias e atitudes diferentes para cultivar mais bem-estar e também diminuir os sentimentos negativos que possam existir quando olhamos para o passado, encaramos o presente ou deslumbramos o futuro. Sobre o passado, podemos trabalhar o perdão & a ressignificação de acontecimentos, vivências, experiências e transformar em aprendizado, maturidade e compaixão cada uma das escolhas feitas por nós ou pelos outros. Sobre o presente, algumas ferramentas ensinadas pelo autor, como aumentar os momentos em que vivenciamos o “estado de flow”, um estado onde ficamos completamente focados e imersos na atividade que estamos realizando a ponto de perder a noção de tempo, pode nos ajudar a sentir mais satisfação e realização, como também usar o mindfulness e a gratidão para cultivar um olhar positivo para o presente. E sobre o futuro, o autor nos ajuda a refletir sobre pontos importantes relacionados a esperança & otimismo.

Ao longo do livro, você se depara com diversas escalas, testes e exercícios práticos para descobrir o quão otimista você é, qual o nível de satisfação com a sua vida atualmente ou o quanto de gratidão está presente na sua vida hoje.

Além disso, o livro compartilha as 6 principais virtudes universais, que são qualidades humanas e características positivas valorizadas em todas as culturas, filosofias e tradições, que são: sabedoria, justiça, humanidade, temperança, coragem & transcendência. 

Inclusive, aqui no blog tem um post que fiz explicando cada uma dessas virtudes e quais atitudes podemos adotar para alcançá-las. Essas virtudes são responsáveis por nos permitir construir uma vida com direcionamento e sentido, e a desenvolver a nossa melhor versão através de um bom caráter. Para alcançarmos essas virtudes, fazemos uso de nossas forças pessoais, ou forças de caráter. Existem 24 forças, e elas são traços positivos presentes na nossa personalidade, algumas se manifestam de maneira espontânea, outras forças não e precisamos de mais esforço e dedicação para desenvolvê-las. Cada uma das 24 forças nos leva a alcançar alguma daquelas virtudes. Vou fazer um post em breve compartilhando profundamente essas 24 forças de caráter.

As forças pessoais são caminhos que percorremos para alcançar as virtudes, e podemos fazer isso respeitando a nossa personalidade, quem somos em essência e tudo aquilo que é importante para a nossa jornada.

Nas partes finais do livro, o autor exemplifica o uso do otimismo, da esperança, das forças de caráter e de todo o conhecimento da psicologia positiva nos aspectos relacionados a criação de filhos, na satisfação no trabalho e na carreira e construção de relacionamentos mais saudáveis & felizes. É um dos livros mais básicos sobre a temática da psicologia positiva, mas ele nos dá um grande arcabouço de conhecimento sobre os principais temas, palavras-chave e conceitos fundamentais, além de ser, na minha visão, um livro prático com ferramentas que nos ajudam a mensurar, analisar e verificar os níveis da nossa felicidade, satisfação, gratidão e otimismo através do uso das escalas e testes.

Claro que esse post não equivale nem a 5% de tudo o que foi abordado, falado e explorado em cada uma das suas páginas, por isso deixo o convite para você embarcar na leitura caso tenha interesse em aprender mais e se aprofundar nos conhecimentos da psicologia positiva, já que, como eu disse no começo, esse livro não é extremamente técnico, complicado ou escrito em uma linguagem científica, e mesmo se você não for da área, você vai entender quase tudo. Tentei trazer aqui os principais pontos e os mais relevantes, porém o que faz o livro ser tão perfeito são os detalhes, os exemplos, os estudos científicos que foram feitos e estão por trás dos dados apresentados.

Em breve, vou fazer várias postagens sobre tudinho o que foi trazido no livro por vocês ☕

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem