Adotar o hábito do planejamento na minha vida me ajudou a perceber o quanto tudo flui melhor quando temos um direcionamento para os nossos dias, ao invés de simplesmente acordar e sobreviver há mais um dia. Planejar, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é viver em uma prisão, ter horários milimetricamente definidos e nem fazer listas intermináveis de tarefas, mas significa respeitar o nosso bem mais valioso: o nosso tempo.
Significa dar um propósito e atribuir um significado maior a nossa vida, a nossa rotina, as nossas semanas, de modo que seja possível visualizar onde queremos chegar, para onde estamos indo, a cada passo que damos, a pessoa que queremos nos tornar no processo, o que precisamos desenvolver em nós. Planejar é construir uma rota e um caminho que vai guiar suas decisões e escolhas no cotidiano, mas para isso, devemos ter clareza de onde é esse destino, das coisas que são importantes, essenciais e indispensáveis na nossa vida nesse exato momento.
Quando não planejamos, parece que sempre falta uma peça, nos sentimos perdidos, esperando alguma coisa que não sabemos o que é. Planejar quer dizer respeitar o nosso tempo, energia & intenções, porque sabemos que o tempo é finito, nossa energia não dura para sempre e a nossa intenção é o que nos guia. Saber escolher onde colocar esses três aspectos é valorizar a vida, nossos sonhos e objetivos, e por isso, definir suas prioridades de vida é a base, e mantê-las sempre visíveis te ajuda a evitar se distrair com todas as futilidades e coisas vazias que existem no mundo.
Por isso, ao final desse conteúdo, separei três modelos de planner semanal para te ajudar a viver a sua semana de uma forma mais direcionada, intencional & com propósito. Mas para te ajudar ainda mais, preparei algumas perguntas que podem te ajudar a criar a base do seu planejamento e a clarear aspectos importantes que precisam estar presentes em qualquer planejamento que você fizer, seja diário, semanal, mensal ou anual.
Lembre-se que estar ocupada não é sinal de uma vida com propósito ou intenção, já que a maioria de nós ainda vive quase que por completo no piloto automático e reproduzindo os mesmos comportamentos ano após ano. Se pergunte a partir de hoje se o quanto você tem estado ocupada é proporcional aos esforços que você verdadeiramente precisa/deve fazer para viver a vida e realidade ideal para você, se está te levando a estar cada vez mais próximo dela ou não. Vamos para as perguntas?
Quais são as suas prioridades no momento?
Neste turbilhão da vida, é essencial parar e ponderar sobre o que realmente importa. Suas prioridades podem estar em constante fluxo, e isso é perfeitamente normal, pode ser que no próximo mês a sua prioridade deixe de ser a sua carreira, e se torne a sua saúde emocional, ou um projeto pessoal que deseja focar. No entanto, identificar o que é mais importante para você agora pode te ajudar a direcionar sua energia e tempo para as coisas que realmente merecem sua atenção e dedicação, e principalmente descartar aquelas que não estão alinhadas a isso.
Em alguns momentos, a sua prioridade vai ser a faculdade, o estágio/trabalho, a maternidade, seus relacionamentos, seu autocuidado, sua saúde mental, etc. Nossas prioridades são constantemente influenciadas pelas fases que vivenciamos, por isso parar, analisar, refletir & redefini-las precisa ser um exercício constante. Não queira abraçar o mundo, pois será cada vez mais desgastante.
O que você pode abrir mão ou esperar outro momento?
Às vezes, a vida nos pede para fazermos escolhas difíceis, como decidir entre começar uma pós-graduação nesse semestre ou esperar o próximo, começar a estudar para um concurso público ou almejar uma promoção no trabalho, etc. Refletir sobre o que podemos adiar ou deixar de lado temporariamente pode ser libertador. Abrir mão de algo não significa fracasso, mas sim priorizar o que é essencial neste momento específico da sua jornada.
Uma estratégia que me ajuda demais é criar uma LISTA, que chamo de LISTA DE INTENÇÕES, onde vou escrevendo coisas que eu gostaria de focar e abraçar em algum futuro breve, mas que sei que agora não é possível. Fazer isso me ajuda a entender que nem tudo precisa ser concluído nesse exato momento, que muitas vezes é a nossa ansiedade e impaciência guiando nosso comportamento e que há espaço para tudo na nossa vida, porém não ao mesmo tempo. Leve isso no coração.
Quais são os seus valores inegociáveis?
Os valores são como uma bússola que guia nossas decisões e ações. Identificar seus valores inegociáveis pode te ajudar a construir dias em que você se sente mais preenchido, se mantêm firme diante dos seus objetivos mesmo quando imprevistos acontecem e toma decisões mais alinhadas a sua essência e ao que você busca. Valores inegociáveis são ideias & princípios que definem aquilo que você busca e quem você é.
Por exemplo, o meu valor inegociável está ligado a aprendizagem e ao estudo, a aquisição de conhecimento no geral, porque é algo que não abro mão, não sei viver sem e quando direciono minha vida, minha rotina & minhas decisões respeitando esse valor, e não agindo ao contrário dele, sinto a minha vida preenchida e mais satisfeita e tudo flui melhor. Seus valores podem ser: justiça, honestidade, amizade, família, excelência, empatia, etc.
Como você visualiza sua vida daqui a 1 ano?
Em 1 ano, é possível fazer mudanças duradouras e transformações profundas, tanto internamente quanto no externo. O primeiro passo da mudança é entender qual o resultado que temos a intenção de atingir ou nos mover em direção. Esses dias estava ouvindo um podcast com a Lucia Helena Galvão, professora de filosofia e ela disse algo tão forte em relação a isso, que foi algo como: “a primeira coisa que o arquiteto/engenheiro faz é imaginar a obra finalizada, e a partir dessa visualização mental, dessa ideia inicial que ele teve, ele vai dando os próximos passos”.
Por isso, eu te pergunto: quem você quer se tornar? Qual a sua melhor versão? Quais mudanças você imagina vivenciando e experimentando ao longo desses 12 meses? Quais palavras definem a pessoa que você quer ser? O que essa sua melhor versão está fazendo? Quem está do lado dela? Onde ela está? Quais pensamentos, atitudes e comportamentos ela tem? Responder essas perguntas vai te ajudar a ter clareza de quais passos e movimentos precisarão ser feitos de algo em diante.
Quais projetos você deseja começar/continuar/terminar?
Projetos não são apenas um plano de ação com informações como: o que vai ser feito, por que, quando, prazos, datas, etapas e colaborações, mas também carregam a oportunidade de desenvolvermos a nós mesmas no processo. Através dos projetos, sejam pessoais, profissionais, nos relacionamentos, ligados a objetivos, metas ou estudos, eles nos permitem vivenciar desafios, desenvolver pontos fortes, trabalhar as nossas fraquezas e dificuldades, colocar em prática os nossos talentos, habilidades e forças pessoais. Com eles, abrimos espaço para força de vontade, disciplina, reconhecimento, paciência, resiliência, autocompaixão e muitos outros pontos essenciais para a nossa jornada.
Como seria a sua rotina ideal e o quanto ela é possível hoje?
As pessoas normalmente falam para você visualizar e imaginar uma rotina real e possível que cabe na sua realidade hoje, porém eu digo o contrário: imagine a sua melhor rotina, coloque no papel como ela seria e tudo o que teria nela, mesmo que essa rotina seja impossível hoje e pareça inalcançável nesse momento. Pense na sua rotina dos sonhos. Qualquer rotina é uma construção, e por mais que para você seja inviável colocar essa rotina ideal em prática agora, isso não quer dizer que você não possa implementar melhorias, mudanças e pequenas transformações que te ajudarão a alcançá-la em uma realidade futura.
Talvez a sua rotina ideal seja conseguir pegar um momento das suas manhãs para focar no seu desenvolvimento pessoal, autocuidado físico e praticar os seus hábitos, porém você saí de casa muito cedo para trabalhar e tudo o que você consegue é cumprir a sua rotina matinal em 30min. Se esse é o único tempo que você dispõe, aproveite, desfrute & valorize, porque você pode se esforçar para, em um futuro próximo, conseguir um trabalho mais perto de casa, comprar um carro para não precisar pegar transporte publico, conseguir um trabalho mais flexível, etc., que vai te possibilitar viver a sua rotina ideal, essa que você adoraria construir nos próximos meses e anos.
Quais hábitos você quer implementar?
Os hábitos moldam nosso estilo de vida de uma maneira mágica. Identifique hábitos que te ajudariam a alcançar seus objetivos e a viver de acordo com seus valores. Comece pequeno e vá progredindo gradualmente. A consistência é fundamental para a formação de novos hábitos, então seja paciente consigo mesmo enquanto incorpora essas mudanças positivas em sua vida, porque de nada adianta correr, se angustiar, ficar ansioso ou desprender uma intensidade muito grande de esforço, porque não é sobre pressa, porém sobre manter a continuidade dia após dia. Costumo dizer que os hábitos são a ponte entre a pessoa que somos agora e a pessoa que queremos nos tornar lá na frente. Os hábitos nos conectam a nossa melhor versão.
Espero que essas perguntas te ajudem a usar os modelos de PLANNER SEMANAL com mais direcionamento & intenção, porque não basta apenas preencher as suas tarefas lá e dar um check ao final do dia em tudo o que foi concluído e se sentir culpado pelo que ficou pendente, mas entender todos os pontos que você respondeu no questionário acima e como cada um deles se encaixa na sua maneira de planejar e se organizar no dia a dia.
☕MODELO 01 - clique aqui para baixar
☕MODELO 02 - clique aqui para baixar
☕MODELO 03 - clique aqui para baixar
☕MODELO 02 - clique aqui para baixar
☕MODELO 03 - clique aqui para baixar
Comentários
Postar um comentário