Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

As 6 FORÇAS DE CARÁTER da SABEDORIA

Ser feliz, não significa ter uma vida luxuosa, repleta de riquezas e bens, e muito menos não ter problemas ao longo da nossa jornada. Para a psicologia positiva, pessoas com bem-estar subjetivo elevado são aquelas que buscam construir uma vida virtuosa através do uso de suas forças pessoais, que são características e traços positivos da nossa personalidade e do nosso jeito de ser. Quanto mais tivermos consciência das nossas forças de caráter, e do comprometimento e disposição de usá-las dentro dos nossos relacionamentos, trabalho e produtividade, mais construiremos uma vida satisfatória e realizada. O uso das nossas forças pessoais nos permite chegar a essa vida virtuosa de maneira prática e autêntica.


Existem 6 virtudes universais valorizadas em todas as culturas, tradições, filosofias e religiões são: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança & transcendência. Agir com esforço, dedicação e comprometimento para alcançar essas virtudes no nosso dia a dia é o que nos garante uma vida feliz e com bem-estar. Já fiz um post explicando cada uma dessas virtudes, para ler basta clicar aqui, mas hoje focarei em explicar quais são as 6 forças de caráter responsáveis por nos fazer alcançar a virtude do conhecimento e sabedoria.

No total, existem 24 forças de caráter.

1. CURIOSIDADE

A curiosidade é a vontade genuína de descobrir e procurar respostas para perguntas do tipo: “como isso daqui funciona?” Significa ter um olhar atento para explorar o mundo ao nosso redor, se questionar, buscar entender algumas coisas em profundidade, e sair da camada do raso. Essa força pessoal diz respeito a ter essa proatividade para a novidade, a descoberta, para desmembrar um novo interesse, um tema específico, direcionar essa curiosidade para algo mais geral ou as pequenas coisas do dia a dia. Ser curiosa é sempre estar sempre se questionando o porquê das coisas serem assim, e não se cansar de entendê-las um pouco mais a cada dia. O extremo oposto dessa força é o desinteresse. Você tem interesse pelas coisas da vida?

2. AMOR AO APRENDIZADO

Essa é uma das minhas forças pessoais mais evidentes, e quando carregamos uma força em maior destaque, a chamamos de força de assinatura, que é como a maneira como nos posicionamos na vida. Quem tem essa força ama aprender coisas, seja na sala de aula ou como autodidata. É aquela pessoa que ama ler, fazer novos cursos, se deparar com qualquer oportunidade de aprender algo novo. Essa força se apresenta de forma tão genuína que não é necessário incentivo, cobranças ou imposições externas para alguém tomar a iniciativa de aprender, é algo feito com muita naturalidade e entusiasmo. É importante deixar claro que estar em uma sala de aula, ou matriculado em uma faculdade não é sinal de ter essa força, porque o GOSTO PELA APRENDIZAGEM, acompanha o prazer, a satisfação e o orgulho de saber novas coisas.

3. MENTE ABERTA (critério)

Essa força se refere a analisar uma questão, um problema, um acontecimento, por todos os ângulos possíveis, sem tomar decisões de maneira precipitada e buscando confiar em evidências sólidas e reais. São pessoas capazes de mudar de ideia, porque usam o critério para examinar a informação de maneira racional e objetivamente, a serviço do próprio bem e do bem dos outros. Nesse sentido, critério é sinônimo de pensamento crítico; incorpora a orientação para a realidade. Significa ter a capacidade de ponderar, sem confundir os fatos da vida e nem distorcê-los de forma irracional e ilógica, sem fazer julgamentos precipitados. De forma resumida, poderia ser definida como: refletir sobre as coisas e examiná-las por todos os ângulos.

4. CRIATIVIDADE (habilidade)

Quando deseja alguma coisa, você consegue encontrar um comportamento diferente, porém adequado, para atingir aquele objetivo? Você raramente se contenta em fazer as coisas da maneira convencional? Essa categoria de força inclui o que é chamado de criatividade, mas não se limita às experiências tradicionais no ramo das artes. Também pode ser chamada de inteligência prática, senso comum ou esperteza. Se você é uma pessoa que sempre pensa em maneiras novas de fazer coisas, ou tem grande facilidade em imaginar, visualizar e criar algo que seja original, talvez essa seja uma das suas forças de assinatura. Significa ser esperto, original e prático. É definida pelo pensamento flexível e capacidade de resolver problemas abstratos, buscando soluções diferentes para superar obstáculos e alcançar os seus objetivos.


5. INTELIGÊNCIA SOCIAL/ PESSOAL/EMOCIONAL

Inteligência social e inteligência pessoal consistem no conhecimento de si e dos outros. Uma pessoa com essa força pessoal tem facilidade em tomar consciência dos motivos e sentimentos alheios e responde bem a eles. Inteligência social é a capacidade de reparar nas diferenças, em especial com respeito a estado de espírito, temperamento, motivações e intenções, agindo com base nessas distinções. A inteligência pessoal consiste em sintonizar precisamente o acesso aos próprios sentimentos e na capacidade de utilizar essa sintonia para compreender e orientar o comportamento adotado. Pessoas com essa força, normalmente se sentem bem e a vontade em situações sociais e percebem com facilidade o que outras pessoas podem estar sentindo.

6. PERSPECTIVA

Essa é uma das forças mais “maduras” da categoria conhecimento, porque ela significa a capacidade de buscar, construir e adotar diferentes perspectivas para um mesmo dilema ou problema, seja ele interno ou externo. Representa ver o mundo de um modo que faz sentido para você e para os outros. Outro sinônimo para ela seria sensatez. Uma pessoa sensata consegue ouvir os outros, avaliar o que dizem e oferecer conselhos sábios, tanto para si, quanto para quem está ao redor.

Quais dessas forças são mais evidentes no seu caráter, personalidade e jeito de ser? Dessas forças, quais você vê que estão presentes na sua vida? Quais desses pontos você mais valoriza e honra em sua jornada? Essas são as 6 forças de caráter que, quando aplicadas, valorizadas e levadas para a ação através do seu trabalho, relacionamentos e escolhas diárias, vai te permitir alcançar a virtude do conhecimento & sabedoria.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem