Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

Não transforme a vida em sofrimento

Emoções negativas e momentos desafiadores é algo que todos nós iremos viver em algum ponto da nossa jornada, isso é algo inegociável e inevitável, porém não precisamos transformar isso em sofrimento. Muitos de nós aprendemos a transformar situações, emoções & experiências negativas em sofrimento, que muitas vezes é disfuncional, desproporcional e irreal, ou seja, não é necessário, porém estamos lá, alimentando esse sofrimento.

A diferença entre sentir emoções negativas e transformar isso em sofrimento está na maneira como respondemos e lidamos com essas emoções mais desagradáveis e negativas. Sentir raiva, frustração, tristeza, medo ou ansiedade, são respostas fisiológicas e biológicas do nosso corpo frente a situações que consideramos desagradáveis, porém essas emoções são temporárias e fazem parte da experiência humana. Não tem como fugir delas.

Porém, a maioria de nós não aprendeu a sentir e experienciar essas sensações de uma maneira consciente; e no piloto automático, na pressa, no desespero, queremos que passem o mais rápido possível, buscamos anestesiar essas emoções com prazeres imediatos, não validamos e nem reconhecemos o que estamos sentindo, e por isso, dificilmente nos acolhemos. 

Imagine uma pessoa que você ama se aproximando de você com lágrimas no rosto e chorando desesperadamente. Imaginou? Agora me responde uma coisa, qual a primeira coisa que você faria nessa situação? 1) abraçaria essa pessoa e tentaria entender o que está acontecendo e como você poderia ajudar, ou 2) você falaria que ela não deveria se sentir assim ou estar desse jeito, que ela deveria se esforçar mais para essa emoção passar, que é errado ela estar assim e mandaria ela ir embora fazer outra coisa? Tenho certeza que a primeira reação, certo? Isso parece tão óbvio, mas porque não conseguimos fazer isso conosco e reagimos de maneira totalmente contrária quando é sobre os nossos sentimentos?

Uma das primeiras maneiras de transformar emoções negativas em sofrimento é resistir as emoções e não querer sentir o que está sentindo; por mais que seja desagradável sentir certas coisas, saiba que se julgar, se criticar e se menosprezar por senti-las não vai ajudar, apenas piorar e intensificar o seu sofrimento. 

Outro ponto que nos faz viver em sofrimento é ser dominado pela sua mente e seus próprios pensamentos diante de emoções e circunstâncias negativas. Uma pessoa que acordou de perder o emprego, pode sentir tristeza, frustração e medo em relação ao futuro, e se sentir assim é extremamente natural e esperado, porém se essa pessoa começar a pensar repetidamente que nunca mais irá encontrar outro emprego, que isso aconteceu porque ela é incompetente ou que sua vida está arruinada, isso pode transformar todas as emoções sentidas inicialmente em sofrimento.

Você não é a sua mente e muito menos os seus pensamentos. Você é a consciência que observa esse fluxo acontecendo dentro da sua própria cabeça. Não é porque surgiu um pensamento automático no seu espaço mental, que esse pensamento é real, válido e verdadeiro e nem que você precisa validá-lo e acreditar nele com todas as suas forças. Se uma pessoa falar para você que amanhã o mundo será invadido por alienígenas, com certeza você NÃO acreditaria, certo? O mesmo precisa acontecer com os seus pensamentos: você não é obrigada a acreditar neles só porque eles apareceram na sua mente. Aprenda a vê-los pelo que eles realmente são: apenas pensamentos.

Porém, o que mais nos faz transformar emoções negativas e experiências desagradáveis em sofrimento é a NÃO ACEITAÇÃO.

Primeiro ponto que preciso deixar claro é que aceitação não é resignação passiva, e nem conformismo, significa apenas reconhecer as coisas como são nesse exato segundo, e quando falo isso, digo literalmente, nesse instante exato. A maior causa do nosso sofrimento é desejar que as coisas fossem diferentes do que são no momento presente, mas o aqui e agora é simplesmente o que é; pode ser as coisas na sua vida estejam diferentes dentro dos próximos 5 minutos, 10 minutos, 2 horas, 1 dia, 1 semana, mas agora nesse exato instante, é o que é. Simples assim.

A maioria de nós não consegue aceitar o Agora da maneira que ele está se apresentando nesse instante, e muitas de nós pensamos: “isso não deveria ser assim”, “eu não deveria estar vivendo isso”, “porque tem que ser assim”, “eu queria estar vivendo algo diferente” “detesto as coisas como são”, “preciso que as coisas mudem logo”. O sofrimento começa quando negamos o aqui e agora, quando não aceitamos o presente como ele é.

Tudo o que temos é o agora. Ele é a única coisa real. Qualquer pensamento que você tenha sofre o passado ou o futuro, é apenas uma narrativa, como se fosse um filme de ficção sendo transmitida na tela da sua mente, porém NÃO É REAL. Passado e futuro não existem, porque eles não estão acontecendo Agora. É apenas uma projeção feita pela nossa mente. Negar o agora é como negar a vida, porque a vida só existe no AGORA. A sua vida é o que está acontecendo nesse segundo, literalmente, enquanto você lê esse texto, e se prepara para ir para o próximo parágrafo.

É através do Agora que você vai viver o seu futuro, os seus planos, os seus objetivos. Foi através do Agora que você viveu cada experiência do passado, porque tudo o que existe é o presente, é o aqui e agora. TUDO SEMPRE ACONTECE ATRAVÉS DO AGORA. Entender isso passa pelo que chamamos de Mindfulness, ou atenção plena, que é a habilidade de trazer a nossa consciência, essa consciência que observa, novamente ao momento presente, sem julgamento e com aceitação. Toda vez que a sua mente se distraí em meio ao seu fluxo incessante de pensamentos e você volta sua atenção e seu foco para o que está acontecendo aqui, você está praticando o Mindfulness.

Negar a realidade, querer fugir do momento presente & não aceitar o aqui e agora como é vai te fazer viver um fluxo incessante de frustração e insatisfação com a sua própria vida. Quando fazemos isso, estamos acreditando que a nossa felicidade, bem-estar e satisfação está no futuro, porém o futuro é algo que não existe Agora, é apenas uma ilusão e projeção da mente, e viver esse ciclo infinito vai te gerar muito desgaste, dor e cansaço. Tudo o que há é o Agora.

A maioria dos nossos problemas só existem no futuro, nesse espaço de projeção que a nossa mente cria. E a única maneira de resolver e solucionar um problema é quando ele está acontecendo no aqui e agora, porque se ele é apenas uma preocupação dentro da nossa mente, ele não é real. Vou dar um exemplo pessoal: vou refazer o meu exame do colesterol nos próximos dias e estava me sentindo um pouco ansiosa e preocupada com a possibilidade de não ter diminuído após meses de esforço e comprometimento com a minha saúde, porém eu respirei fundo e perguntei para mim mesma: essa minha preocupação/problema é algo que está acontecendo agora, nesse exato segundo? Claro que não, porque se estivesse, com certeza eu não estaria escrevendo esse texto as 13h21 de uma terça-feira e sim olhando para o meu exame em mãos. 

Nossos problemas não estão acontecendo nesse exato momento, literalmente. Talvez estejam acontecendo dentro dos próximos 5 minutos, porém até as projeções da nossa mente sobre os próximos 5 minutos NÃO são reais. 

Você pode e tem o direito de querer que as coisas estejam diferentes nas próximas semanas e meses, porém fazer essas mudanças acontecerem apenas será possível se você ACEITAR o aqui e agora como ele é, ao invés de lutar contra, resistir ou querer negar as coisas como são, porque elas simplesmente são o que são nesse instante. Agora você está com o celular nas suas mãos lendo esse texto, ou olhando para a tela do seu computador, e isso é tudo o que real; qualquer cenário, imagem, visualização, medo, insegurança ou receio, não é, é apenas uma ilusão da sua mente.

De momento em momento, vá aceitando a vida como é; a cada segundo, treine a aceitação, porque eu tenho certeza que você encontrará muito mais sentido, propósito & paz nisso do que rejeitar ou menosprezar o Agora. Se você não acredita em mim, prove por si mesma e se dê uma chance de experienciar essa liberdade que é não estar preso ao tempo psicológico, esse tempo que existe apenas dentro da nossa própria cabeça.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem