Desde que comecei a usar o Kindle e amado a experiências de ler através dele, assumo que me tornei bastante desorganizada quanto a ação de estruturar e planejar as minhas leituras futuras e a medida que fui comprando mais & mais livros a cada promoção na Amazon, fui perdendo o controle do que já tinha lido, do que estava pendente e das minhas próximas leituras, e decidi procurar alguns aplicativos para me ajudar nessa missão.
Não sou aquela pessoa que gasta horas e horas caçando aplicativos ou ferramentas na internet, e fico normalmente com a primeira opção que aparece nas minhas pesquisas e buscas, porém dessa vez acabei descobrindo um grande tesouro em um aplicativo chamado Cabeceira, e ele está disponível para IOS e Android.
Em menos de 30 minutos, consegui organizar todos meus livros por lá e isso me trouxe uma paz e sensação de leveza que me inspirou a compartilhar esse aplicativo por aqui e deixar registrado como foi a experiência de usá-lo após alguns dias de teste e entendendo melhor as suas funcionalidades e propósito com a ferramenta.
O CABECEIRA divide as suas leituras em 4 grandes grupos: aqueles livros que você ABANDONOU e não continuou a leitura, aqueles livros que você JÁ LEU, os livros que você QUER LER em um futuro próximo e o livro - ou livros - que você está LENDO agora. Não vou mentar que essa separação trouxe muita clareza quanto a tudo o que está no meu Kindle e até mesmo em relação aos livros físicos que tenho aqui em casa.
Ter esse acompanhamento é fundamental para quem gosta de ler e é apaixonada por livros, porque evita que a gente se sinta perdido ou desorientadas quanto ao que lemos ou as próximas leituras, além de facilitar muito a visualização desse processo. Até o momento a minha lista de livros que QUERO LER tem 29 livros registrados, enquanto para esse ano já tenho 4 livros lidos e finalizados com muito orgulho e satisfação (meu ritmo de leitura é quase comparado com uma tartaruga hehehe).
No aplicativo, quando você seleciona um livro como LENDO, é possível atualizar o progresso da leitura e ir mensurando a quantidade de páginas para quem lê livros físicos ou a porcentagem para quem lê no Kindle, e dessa maneira é possível mapear quanto você tem conseguido avançar na leitura ou manter o ritmo dia após dia.
Outro aspecto que amei é o espaço para definir suas próprias METAS em relação à leitura, e aqui você pode definir a quantidade de páginas que deseja ler ou a quantidade de livros que deseja concluir, seja anualmente, ou dentro do semestre, ou até mesmo se você tem planos de finalizar duas leituras por mês, o aplicativo oferece essa opção e essa parte é totalmente personalizável. Claro que eu sempre recomendo que você leia no seu próprio ritmo, sem pressa ou cobrança, e torne o processo o mais confortável possível.
Um recurso bem interessante, mas que eu não cheguei a usar, é a ferramenta de CALCULADORA LITERÁRIA, que pode se tornar algo útil para algumas pessoas que desejam entender mais profundamente o seu ritmo de leitura. A ideia seria saber quantos minutos você precisaria por dia se dedicar para finalizar o livro dentro da sua meta. Para quem tem uma rotina mais caótica e com menos tempo para se dedicar a leitura, é uma ótima ferramenta para tornar a leitura mais prática e alinhada no cotidiano.
Eu sei que muitas pessoas querem adquirir o hábito da leitura e não fazem a menor ideia de por onde começar, por isso separei algumas dicas práticas e rápidas que podem te ajudar a criar esse novo hábito na sua rotina de maneira possível e leve.
Por que começar a ler e adquirir esse hábito? Existem inúmeros benefícios para a leitura de livros, mas eu acredito que os principais envolvem a possibilidade de estimular a criatividade, expandir o seu conhecimento, desenvolver o seu raciocínio crítico, criar um novo hobbie e aprender a usar menos o celular nos momentos de tédio. A leitura foi uma das atividades que transformou a minha vida desde criança, e eu acredito que não seria a pessoa que sou hoje, com meus valores, visão de mundo e ideais, se não fosse por cada transformação que os livros me permitiram acessar.
Lembrando que muitas pessoas não tiveram a oportunidade de desenvolver esse hábito durante a infância ou adolescência, e nem foram incentivas desde a criança a gostar de livros e explorar esse universo, e muitas vezes a própria escola foi a responsável por tirar essa paixão pela leitura devido aquelas leituras obrigatórias que não faziam o menor sentido para o nosso nível de consciência e maturidade na época. Se esse for o seu caso, não se sinta culpada ou atrasada, pois é totalmente possível desenvolver esse hábito agora na sua rotina. Vamos para as dicas?
Passo 1: Tenha clareza sobre o que você gosta de ler, e o que não gosta
Caso você não faça ideia de qual tipo de livro você gosta, procure entender e explorar quais gêneros de séries e filmes você mais assiste no seu cotidiano, pois é muito provável que você acabe gostando do mesmo tipo de livro. Pense também naqueles livros que você tentou ler em algum momento da sua vida, mas acabou desistindo e abandonando esse hábito, pois isso já é um indicativo sobre os seus gostos e interesses.
Se ainda for uma dificuldade, apenas teste & experimente. Você apenas vai descobrir o seu tipo de leitura favorito quando você se permitir explorar e investigar, e isso só é possível de acontecer quando você simplesmente tentar. Mesmo que você se depare com algum livro que não se identifique e não faça sentido, isso não quer dizer que a leitura não seja para você, mas simplesmente que ainda não se deparou com algo que despertou o seu interesse.
Passo 2: Defina uma meta diária de leitura
Defina qual será a sua meta de leitura diária. Pense naquilo que cabe na sua rotina, e que você consegue focar. Eu sei que o nosso primeiro instinto é começar sendo a nossa melhor versão, mas você ainda não é aquela versão que lê mais de 1h por dia ou vários livros por mês, por isso priorize os pequenos passos. Não adianta definir uma meta irreal e insustentável, porque talvez ela não caiba na sua rotina e isso poderá se transformar em uma grande frustração que te fará abandonar esse hábito.
Você pode definir a sua meta por tempo (por exemplo: ler 10 minutos por dia), ou por páginas (por exemplo: ler 5 páginas por dia). Lembre-se de não se comparar. Aquela pessoa que consegue dedicar 1h por dia para a leitura e até mesmo mais, já foi iniciante um dia, até ela começou lendo poucas páginas e dedicando alguns minutos por dia para se familiarizar com esse hábito. Não há nada de errado em ser iniciante.
Passo 3: Estabeleça em que momento do dia você pode ler
Você vai ler de manhã cedo? Após o almoço, no final do dia, ou quem sabe antes de dormir? Caso você ainda não saiba, passe os próximos dias observando a sua rotina e fazendo testes para ver qual período do dia funciona melhor para você. Isso é teste. Muitas vezes o horário que você achava perfeito não se encaixa no foco, energia ou disposição que você tem para a leitura, e nesse caso, a resposta não é desistir, mas sim AJUSTAR.
Ajuste quantas vezes for necessário, e caso o horário que você escolheu não estiver se encaixando na sua rotina ou fazendo sentido, mude. Nem sempre vamos acertar da primeira vez, e isso envolve muita observação e paciência, mas não desista.
Passo 4: Defina qual será o gatilho que vai te fazer começar
Quando associamos nosso novo hábito a um comportamento, ação ou acontecimento do ambiente, se torna mais fácil integrar a leitura na nossa vida, e aumentar a probabilidade de repetir a ação de abrir o livro e começar a ler. No meu caso, após preparar o meu café na cafeteira, meu cérebro já entende que a seguir vou pegar o meu Kindle e ir até o sofá da sala com a minha caneca e tomar meu café até dar aquela despertada e ler algumas páginas até me sentir pronta para começar a meditação.
Você pode associar o hábito da leitura com o seu café da manhã, com um banho quentinho depois do trabalho, em preparar um chá após chegar em casa, após escovar os dentes, depois de voltar da academia, etc. Nosso cérebro aprende por associação e repetição.
Essas foram as dicas práticas para você começar o hábito da leitura na sua vida, e espero que tenha gostado da indicação do aplicativo Cabeceira. Se você não quer perder os próximos conteúdos do blog e estar mais próxima de mim, se inscreva na minha newsletter para receber e-mails semanais na sua caixa de entrada com dicas, inspirações & muito conteúdo sobre psicologia positiva, bem-estar & vida leve. Clique aqui para se inscrever.
Comentários
Postar um comentário