Se tem uma coisa que eu tenho notado hoje em dia é como o Instagram tem se tornado um parâmetro - nada confiável, por sinal - de sucesso, realização & relacionamentos perfeitos. É como se o Instagram tivesse se tornado uma métrica de validação e reconhecimento para nossas próprias escolhas e atitudes, e esquecemos do verdadeiro poder da vida real, e isso tem se feito presente principalmente dentro dos “relacionamentos amorosos”.
As redes sociais têm tornado as pessoas tão mesquinhas, superficiais e egoicas que nossos valores estão sendo invertidos e distorcidos de uma maneira rápida e assustadora. Para mim, relacionamento sempre foi sobre parceria, entrega, compreensão, empatia & cumplicidade, e hoje em dia é sobre a quantidade de fotos que são postadas nas redes sociais. Para mim, a intimidade de um casal, a maneira como se tratam quando estão sozinhos, o respeito mútuo, a construção de diálogo, o apoio e suporte são a métrica mais importante para analisar o quanto um relacionamento é saudável.
Infelizmente, as pessoas perderam a capacidade de entender isso, e grande parte do relacionamento é baseado na quantidade de fotos que ambos possuem em seus feeds. Alguns casais vivem em “pé de guerra”, se agridem de maneira verbal, se ferem mutualmente, mal conseguem estar alinhados em seus objetivos e metas, tem uma péssima convivência no dia a dia, e mesmo assim, insistem em vestir um personagem e uma máscara para mostrarem que tudo está ótimo e perfeito nas redes sociais.
Tudo está indo de mal a pior, mas a coisa mais importante e essencial é a foto a ser postada no dia dos namorados, ou no aniversário de ambos, da viagem que fizeram ou da comemoração que tiveram. Está tudo uma grande bagunça e um caos, mas aquela foto tem que sair perfeita para as outras pessoas do outro lado da tela verem. Isso me assusta, principalmente essa tentativa inútil de buscar validação e admiração por uma mentira que existe apenas ali, dentro das redes sociais e que não é real aqui fora.
Alguns relacionamentos existem apenas para gerarem conteúdo para o Instagram, doa a quem doer, isso é um fato. Não é por amor, não é por paixão, não é por companheirismo, não é por parceria, mas apenas para gerar vídeos fofos, engraçados, divertidos e fotos maravilhosas para o feed. Não estou falando que postar uma foto em uma data comemorativa seja ruim ou errado, não é isso, mas me refiro ao ato de basear todo o relacionamento e tudo o que está sendo construído dentro dele nesse compartilhamento obrigatório de conteúdo dentro das redes.
Essa coisa de querer mostrar para as pessoas que está tudo bem, que tudo está lindo, maravilhoso & perfeito, é uma ilusão que muitos acabam acreditando, mas saiba que não é real. Não existe relacionamento perfeito, e qualquer pessoa que diga isso, não tem um relacionamento real, verdadeiro ou genuíno, e usam o relacionamento apenas como um gerador de conteúdo para o Instagram. Casais brigam, discutem, terminam, se machucam, se criticam, porque um deles esqueceu de postar uma foto em alguma data importante.
E de onde vem essa necessidade tão grande de compartilhar? Da busca por aceitação, validação, de se sentirem importantes e encaixadas dentro de um lugar de admiração “falsa”. Mas preciso te falar que viver assim é triste. Nada que não venha da nossa essência e autenticidade se sustenta por muito tempo. Ver que essa é a realidade dos relacionamentos, e que as pessoas têm baseado suas relações em fotos, curtidas, feeds, redes sociais, comentários, etc., só mostra o quanto a saúde mental das pessoas está abalada e debilitada, e que os nossos valores se perderam ou foram jogados no lixo.
Um relacionamento verdadeiro não está na quantidade de fotos postadas, não está em ser “marcada” nas redes sociais, de ter inúmeras pessoas curtindo e vendo suas fotos, mas sim naquilo que é vivido no mundo real, naquilo que existe no offline, e não na intensidade da mentira que é contada dentro de uma tela. Isso não é parâmetro para o amor. O amor não se mede através disso. O amor é medido pela compaixão, empatia, escuta ativa, colaboração, compreensão, paciência, pelos atos de gentileza e bondade, pelo tempo de qualidade juntos, pelos objetivos construídos em comum, pela admiração um pelo outro, pela amizade, confiança, mas JAMAIS por uma rede social.
E eu sempre vou dizer que merecemos mais.
Hoje em dia a maioria dos relacionamentos serve apenas para tirar fotos bonitas e postar no feed, e todo o resto que se exploda. É até compreensível o porquê muitas pessoas optam por ficarem sozinhas, ao invés de entrarem de cabeça nesse multiverso da loucura. É isso o que uma pessoa solteira terá que se submeter e aceitar para estar dentro de um relacionamento? Eu acredito que isso não esteja certo, e que isso mostra que cada vez mais estamos nos afastando do nosso autoconhecimento, de uma vida guiada por princípios e valores.
Comentários
Postar um comentário