Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

10 coisas para fazer quando estiver se sentindo sozinha

De vez em quando a solidão me visita, e nesses momentos, tento transformá-la em solitude e ensinar a mim mesma que é possível desfrutar da minha própria companhia. Para muitos de nós, essa é uma tarefa difícil, por isso resolvi compartilhar 10 atividades que você pode fazer nesses momentos para começar a aproveitar seus momentos a sós consigo mesma.

Quero te lembrar que é normal se sentir sozinha às vezes; como seres humanos, somos convidados a socializar na maior parte do tempo, e para pessoas que tem uma personalidade mais extrovertida, esses momentos longe do contato humano pode ser enlouquecedor; ou talvez você se sinta sozinho na companhia de outras pessoas, quem sabe mesmo rodeado por elas, esse sentimento ainda te acompanha.

Muitas vezes, se sentir sozinho não tem a ver unicamente com não ter pessoas nos rodeando, mas principalmente sobre a qualidade dessas relações. É fácil se sentir sozinha quando estamos juntos fisicamente, mas não partilhando conexões, não tendo trocas genuínas e mútuas, quando não há um interesse sincero e pontos em comum. A solidão nos aponta o que está faltando: seja o contato com nossa própria essência ou ausência do outro, mesmo que ele esteja presente.

1. Maratonar seus canais favoritos no youtube

Você já pensou em fazer uma lista dos seus canais favoritos do Youtube e quem sabe pegar um tempo para maratonar alguns deles? Eu amo criar listas, porque elas nos ajudam a organizar e estruturar um pouco daquelas coisas que amamos, que muitas vezes são tão subjetivas que não conseguimos torná-las práticas. Antigamente, sobre quais assuntos você gostava de assistir? Quais tipos de conteúdo chamavam a sua atenção? O que dos seus interesses do passado você pode voltar a explorar através do youtube? Talvez aja um canal que você gostava muito de acompanhar antes, mas que se perdeu no tempo - e quem sabe na vida corrida - e agora você pode matar a saudade.

2. Assistir seriados da sua infância

Esse daqui é um dos meus passatempos favoritos: assistir desenhos e seriados que marcaram a minha juventude de uma maneira positiva e se tornaram parte de um passado que vale a pena se recordar. Os meus favoritos são Todo Mundo Odeia o Chris, Chaves, A Mansão Foster para Amigos Imaginários, Família Dinossauro, a Patroa e as Crianças, etc. Eu lembro que eu amava assistir vários desenhos que passavam na TV Globinho e no Bom Dia & Cia. Se você nunca fez isso, pode ser uma experiência que vai deixar a sua criança interior feliz e seu adulto de hoje mais leve.

3. Descobrir novas músicas

Se tem uma coisa que amo é descobrir novas músicas. Eu tenho mais de mil músicas curtidas no meu Spotify, e talvez você conheça alguém que tenha muito mais do que eu, quem sabe essa pessoa seja você, porém eu não perco a chance que tenho para explorar novas músicas - ou relembrar o nome daquelas antigas que todo mundo já ouviu. Não vou mentir, às vezes é decepcionante, mas de vez em quando descubro músicas que dá vontade de ouvir um milhão de vezes seguidas até enjoar. Às vezes descubro preciosidades e raridades, talvez nos dias de muita sorte ao meu favor. Que tal pegar um tempo para explorar o seu Spotify, conhecer os últimos lançamentos e descobrir o que está rolando de novo por aí?

4. Fazer uma wishlist

Como eu já falei antes, eu amo listas. Elas trazem clareza e alinhamento para a nossa vida e nos ajuda a visualizar o que muitas vezes parece uma bagunça na nossa mente, e aqui vai uma sugestão que pode ser interessante - ou infinita: fazer uma lista das coisas que você quer comprar nos próximos meses e até mesmo anos. Eu gosto de pensar desde as coisas mais simples, cotidianas e comuns, como comprar uma nova cortina para o box do banheiro, até mais complexas, como comprar uma Alexia para minha pessoa. Você pode listar por categorias, como vestuário, itens para casa, tecnologia, acessórios, papelaria, livros, cursos. Listas são sempre bem-vindas e podem te ajudar a pensar no que vale a pena se esforçar para conquistar no futuro.

5. Ler seus livros favoritos de ficção

Se você não tem esse hábito, ou o perdeu no processo de adultecer, te convido a resgatá-lo. Nunca estamos sozinhos quando lemos, porque nos deparamos com situações que se esbarram em nossas vivências, acompanhamos jornadas que carregam dores, desafios e sofrimentos parecidos com os nossos, nos encontramos dentro de mistérios que parecem sem saída, choramos com personagens que amamos e outros que odiamos. Sei que é ótimo atrelar a leitura a objetivos de desenvolvimento pessoal e crescimento interno, porém também temos muito o que aprender, absorver e evoluir com histórias, contos, imaginação & criatividade. 

6. Se conectar com sua espiritualidade

Você tem alguma religião ou nutre a sua espiritualidade de alguma maneira específica? Nesses momentos de solidão, você pode pensar em ativar através do movimento essa conexão. Quando nos conectamos a algo maior do que nós mesmos, algo que vai além da nossa própria existência, nunca estamos de fato sozinhos. Buscar esse acolhimento, esse refúgio e essa fortaleza em nossas crenças nos deixa amparados por uma força, energia ou um ser maior. Nesses momentos de solidão, eu gosto de meditar, orar ou ler a bíblia. 

7. Fazer quebra-cabeça, pintura ou artesanato

Ou seja, cultivar um novo hobby. Quais passatempos você tinha antigamente e que te faziam perder a noção do tempo e entrar em um universo só seu? Os hobbies tem o poder de nos trazer de volta ao momento presente, em um espaço de tempo em que realmente queremos estar, desfrutar e aproveitar. Cultivar boas atividades de lazer contribui para o nosso descanso mental, para uma vida mais leve e conectada. Nossos passatempos são bem-vindos principalmente quando queremos nos desconectar das preocupações, silenciar nossa mente barulhenta e quem sabe viver uma produtividade mais saudável na nossa vida, porque afinal, descansar também faz parte de uma vida humana. 

8. Brincar com os seus pets

Se você tem pets, como gato, cachorro, qualquer que seja seu animalzinho de estimação, eles são uma incrível companhia para os momentos de solitude. Eu tenho 3 gatinhas que amo mais a cada dia, e percebo que a presença delas torna a casa mais vida, aconchegante & feliz, como também enchem a minha vida de leveza. São brincadeiras, carinhos, esfregadas, lambejos, correrias pela casa; talvez com um pouco de dor de cabeça quando bagunçam tudo, derrubam alguma coisa que não deviam e mexem no que não podem, mas de qualquer forma, nossos pets são nossos melhores amigos, que estarão ali em qualquer fase, desafio ou momento das nossas vidas.

9. Se inscrever em newsletter

Sim, hoje em dia as pessoas ainda usam e-mails para se comunicar umas com as outras, e se você não conhece, newsletter são um formato de e-mail recorrente que você recebe semanalmente com reflexões, textos, mensagens, trocas e tudo o que uma pessoa sentir e achar que precisa escrever para te enviar. Inclusive, eu tenho uma newsletter. O nome dela é A Vida Em Florescimento, e toda semana envio um e-mail com alguma reflexão, conversa profunda ou um papo aleatório que está borbulhando na minha mente. São conversas mais curtas do que essas do blog, e mais íntimas também. Se você quer se inscrever, clica aqui; só te digo que vai ser um prazer te receber como inscrita. 

10. Planejar o próximo ciclo 

Para mim, é sempre dia de planejar. Planejar me dá esperança, porque muito mais do que listar passos, etapas e metas, é principalmente sobre cultivar esperança de um futuro melhor. Defendo muito a importância de fazer isso usando o momento presente e o aqui e agora, e não usando energias como ansiedade, angústia ou controle, porque planejar é simplesmente criar um mapa para o seu destino enquanto você dá os passos que precisa no hoje. Você pode pegar o tempo em que estiver sentindo tédio, solidão ou qualquer outra emoção e quem sabe planejar o próximo dia, semana, mês, semestre ou ano. 

Te vejo em um próximo conteúdo do blog :)

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem