Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

Minhas metas fitness para 2025 + dicas para ser constante

2024 foi um ano muito importante em relação ao cuidado do corpo, porque colhi os frutos de uma decisão que tomei no final de 2023: finalmente ser constante na musculação & não desistir por medo ou insegurança, como havia feito em todos os anos anteriores. Nesse post, compartilhei um pouco da minha história com a academia e você pode conferir clicando aqui antes de seguir para o conteúdo de hoje.

Mas não é porque eu alcancei alguns dos meus objetivos de autocuidado físico para esse ano que não há mais o que ser melhorado em relação ao meu corpo ou que não há coisas específicas que eu preciso urgente focar. Por isso, resolvi compartilhar nesse post algumas das minhas metas e intenções para o próximo ano em relação à vida fitness.

1. Voltar urgente a fazer cardio 

Comecei 2024 correndo e terminarei esse ano tendo abandonado a corrida. Desde a mudança para a casa nova, a corrida ficou lá no passado. Não foi por mal ou por não gostar que parei de correr. Simplesmente a vida aconteceu e as demandas me atropelaram, principalmente a parte de fazer toda a mudança para uma casa nova de novo. Muitas novidades acabaram entrando em cena e a corrida foi sendo deixada de lado, e dando lugar a uma versão minha cada vez mais obstinada com a musculação. Me redescobri na musculação de um jeito que nunca havia experienciado antes.

Por mais que meus dias com a corrida tenham acabado, eu não posso deixar de fazer alguma atividade mais intensa para melhorar meu sistema cardiovascular e meu rendimento nos treinos de musculação. Hoje, eu consigo perceber a diferença que existe entre fazer musculação com o cardio em dia e sem quase nada de cardio. Meu fôlego agradece, inclusive. Mas ainda não sei exatamente qual atividade irei fazer. Por agora, estou fazendo pelo menos uns 10 minutos de corrida na esteira para falar que eu não faço nada.

Meu ano de 2025 será sobre descobrir alguma atividade nova que me permita terminar o treino ofegante e suando. Isso é algo que descobrirei apenas testando, explorando e me abrindo para novas possibilidades e experimentações, como bike, jump, funcional, alguma luta, dança, spinning, etc. 

2. Fazer abdominal pelo menos 3 dias da semana 

Eu pulo qualquer treino de abdominal com muita facilidade, basta usar o meu livre-arbítrio. Infelizmente, eu detesto fazer abdominal e preciso urgente me habituar a colocar e seguir na minha rotina de treinos, e ninguém precisa me falar o quanto fazer abdominal é essencial para postura, desempenho físico, estabilizar a coluna, etc. Eu sei. Além disso, sinto que também preciso colocar no treino alguns exercícios específicos para fortalecer a lombar, embora praticar yoga tenha me ajudado a implementar várias posturas essenciais para cuidar da minha lombar com mais carinho.

3. Levar o treino de panturrilha a sério 

Preciso deixar de fazer panturrilha apenas uma vez no mês e me comprometer a fazer semanalmente e quem sabe parar de menosprezar esse treino.

Dicas que me ajudaram a ser constante na atividade física

Depois de longos meses tentando ser constante e falhando em me comprometer com a atividade física na minha rotina, hoje percebo que algumas coisas foram essenciais para que eu me mantivesse comprometida no meu objetivo e vou compartilhar algumas delas a seguir & espero que te ajude a começar 2025 mantendo o foco e a disciplina no seu autocuidado físico.

1. Entenda as suas motivações 

Hábito é algo que tem um começo, mas ao contrário de objetivos e projetos, não tem um fim. Se você escolhe praticar um hábito, é porque você tem a intenção de passar longos meses e quem sabe anos, executando ele na sua rotina. Por isso o maior combustível dos hábitos é a motivação: saber o seu motivo para agir, o seu porquê de estar em movimento e fazendo aquilo, mesmo que não haja um fim. O que te move a começar uma atividade física? O que você espera alcançar no longo prazo? Qual o seu principal motivador para praticar um esporte ou se movimentar no dia a dia?

2. Recompense o seu progresso 

Você não precisa esperar alcançar um determinado número de frequência ou um resultado para finalmente fazer uma pausa e comemorar o passo que você deu. Qualquer momento pode ser usado para reconhecer e valorizar o seu esforço e o seu comprometimento, e quanto mais você vibrar e comemorar, mais motivação está criando para continuar. Você pode acompanhar visualmente o seu progresso através de um rastreador de hábitos ou algum aplicativo de acompanhamento para dar check. Agradeça a si mesmo todos os dias pelo seu comprometimento e não deixe de se dar os parabéns por cada dia cumprido; isso vai fazer total diferença na sua jornada, mesmo que pareça bobo.

Uma dica extra é você trabalhar a percepção de si mesmo durante a implementação desse hábito. Como assim? Preste atenção em como você se sente mais disposto, com mais energia, com mais vitalidade, ou como isso influência sua autoconfiança. Como a atividade física afeta o seu humor, suas emoções ou o que acontece com a sua mente antes, durante & após finalizar um treino, independente de qual seja.

3. Seja intencional e específico 

É muito mais fácil ser constante na atividade física quando somos intencionais e podemos ser assim quando definimos algumas coisas básicas: quando será feito? em que momento do dia? manhã, tarde ou noite? depois de acordar? após o almoço? Porque quando não somos intencionais, deixamos para quando der ou simplesmente deixamos nossas intenções soltas na mente, e dificilmente separamos espaço para realmente ir lá e fazer se não abrirmos tempo na agenda ou colocarmos esse compromisso em meio as nossas prioridades do dia. Além disso, já deixe separado tudo o que você vai precisar: roupa, tênis, garrafa de água, toalha, etc.; porque assim você evita sobrecarregar a sua mente de pequenos esforços e decisões que podem se tornar uma desculpa para você não ir/fazer.

4. Nunca quebre um hábito duas vezes seguidas

Você vai falhar, e mais importante do que nunca falhar, é você escolher continuar depois da falha, é você se recuperar e voltar a realidade que você está construindo para si mesma. Uma coisa que aprendi foi ver os meus hábitos como uma corrente, e uma regra básica da formação de hábitos é “nunca quebre a corrente por mais de dois seguidos”. Eu demorei muito para entender que ser constante não tem a ver com ser perfeito, mas sim sobre escolher continuar no dia seguinte sem ficar se remoendo ou se criticando. Um dia sem fazer, um dia sem ir, não apaga todo o progresso que foi feito e nem coloca tudo por água abaixo. Falhar faz parte do processo, mas se manter na falha, não.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem