Recomeçar não é apenas sobre mudar de cidade, esperar a virada do ano finalmente chegar ou encerrar um ciclo que já não fazia sentido, é também sobre escolher dar pequenos passos em novas direções, construir novos planos, cultivar mais esperança em meio ao caos do cotidiano, decidir se encarar de uma maneira mais gentil, ou fazer as coisas habituais de um modo mais leve e menos rígido.
2025 foi o ano do recomeço para mim. Ao longo dos últimos meses fui compelida a recomeçar uma vida sozinha, sem as pessoas que estiveram tanto tempo presentes nela. Me dei a oportunidade de recomeçar uma nova jornada de estudo em direção a um projeto maior do que eu. Recomeçar um novo propósito ao lado de Deus. Tive que reaprender a viver um novo estilo de vida, um pouco mais simples, humilde & descomplicado, reaprender a fazer pequenas coisas que já haviam se perdido por completo nos meus hábitos.
Passei por muitas dores, decepções e angústias esse ano. Algumas vezes tentando fugir, algumas outras vezes, simplesmente tentando me encontrar. Foram tantos altos e baixos, tantas sombras e momentos de claridade, tantos choros e risos, descobertas e enigmas, que percebi que recomeçar é diário. Pelo menos para aqui, recomeçar é um ato diário e simbólico, seja um novo dia, uma nova semana, um novo mês. Ultrapassei e vivi dores tão intensas que eu achei que o recomeço estaria distante, mas bastou alguns dias, que todas aquelas sensações se esvaziaram de mim.
Eu não me permito entrar no automatismo que somos tão compelidos a abraçar no dia a dia, e é uma luta diária estar vigilante e atenta para não esquecer que a vida tem um propósito que vai além de nós mesmos, além de acordar, trabalhar & dormir, um sentido que vai além desse momento que vivemos.
Em tudo o que sobrevivi até aqui, havia apenas uma variável que nunca mudou em toda essa equação: Deus. Os sentimentos mudaram. A causa das dores foi outra. As emoções foram diferentes. Mas Deus, sempre ali presente comigo, em pensamento, em orações que mais pareciam murmúrios silenciosos por causa de um nó inquebrável da garganta, as leituras trêmulas de páginas da Bíblia que se misturavam a inúmeras imagens mentais sobre o futuro, sobre as preocupações.
Em Isaías 43: 18-21 diz: “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor.”
Me deparei com esse trecho de Isaías no começo do ano, logo após voltar para a casa da minha mãe depois de encerrar um casamento de 6 anos, e sempre que preciso recomeçar, seja depois de um dia exaustivo, de um plano que se transformou em fracasso, de uma escolha equivocada que gerou consequências ruins, eu lembro que Deus tem esse poder de, não apenas nos permitir um novo recomeço, mas construir recomeços para cada uma de nós.
E talvez você tenha esquecido disso, por isso decidi criar essa playlist com músicas cristãs/louvores para você ouvir quando sentir que precisa recomeçar, quando algo em você estiver pedindo por um renovo ou uma restauração, e para te lembrar que você não precisa escrever uma nova história sozinho, ou viver o próximo dia sozinho, ou buscar por uma mudança de vida sozinho, porque fazer novas todas as coisas é especialidade e obra de Deus.
.png)
Me ajude a melhorar com certeza é a que fala mais ao meu coração, esse reconhecimento de precisamos de ajuda, porque quando somos criados ouvindo que precisamos performar, precisamos fazer e acontecer, fica enraizado em nós essa independência e a necessidade de dar conta de tudo, e quantas vezes não cantei esse louvor quando já não aguentava mais o peso de tudo isso, e ainda hoje esse louvor fala comigo neste sentido.
ResponderExcluir