Estamos aí na reta final de 2025, e com isso, a oportunidade de revisar e planejar um novo ano alinhado aos nossos objetivos e metas. Aqui no blog, já temos um conteúdo criado para te ajudar a fazer o seu planejamento anual do zero, com dicas e pontos essenciais para você construir um ano de realização, com bem-estar & hábitos intencionais.
Você pode conferir o post completo clicando aqui.
Todo ano gosto de tirar um tempo para planejar e organizar os próximos meses, definir as minhas intenções para o ciclo que está começando, alinhar hábitos e objetivos que desejo ir cultivando e alimentando diariamente ao longo do próximo ano, além de refletir em melhorias e aspectos que quero manter na minha jornada, e claro, coisas que preciso abrir mão, descartar e desapegar, pois já não cumprem um propósito na minha vida.
E como é de costume, e como todo mundo sabe, eu sou um livro aberto (risos); não gosto de exposição exacerbada nas redes sociais, mas tenho um cantinho apenas meu em que posso me expressar livremente, registrar minhas memórias, transcrever os meus pensamentos & deixar que isso de alguma maneira chegue às pessoas e inspire, quem sabe, alguém a também pensar nos seus sonhos e metas.
Em 365 dias tanta, mas tanta coisa pode acontecer, tantas mudanças e transformações, e mesmo que eu vá mudando ao longo dos próximos meses, e talvez até mesmo a minha mentalidade e meus objetivos mudem, é maravilhoso poder olhar para trás e rever partes da Luana de agora, da pessoa que sou escrevendo essa lista. Bora pros objetivos?
1. Finalizar os meus cursos pendentes
Eu tenho uma infinidade de aulas que ainda não consegui concluir desde que comecei a estudar para o concurso público, e sinto muita falta de dedicar um tempo semanal para aprender coisas que vão me ajudar a ter mais consciência de incômodos e dificuldades, abrir caminhos para melhorias e lapidar pontos que são importantes e essenciais para mim. Ao longo de 2025, acabei reduzindo o tempo dedicado a esses estudos extras, mesmo eles continuando presentes de maneira “desordenada” e quando sobrava tempo na rotina
Atualmente, os cursos que tenho pendentes são as aulas semanais do Reservatório de Dopamina do Eslen Delanogare, uma comunidade com conteúdos sobre neurociência, hábitos e vida saudável com um olhar científico e psicológico. Meu objetivo é assistir pelo menos 1 aula semanal ao longo de 2026.
Outro curso pendente é do Rafael Grata, aquele cara do “mais foco e menos ansiedade”. Eu tenho a comunidade Aura, um espaço com três cursos dele: conexão magnética, código neural & energia sexual.
2. Cuidar melhor da minha vida amorosa
Como eu costumo falar para uma amiga minha, preciso manter o meu coração protegido nos propósitos de Deus, e isso envolve me resguardar de qualquer paixão carnal e luxúria e isso é extremamente difícil em um mundo governado por estímulos sexuais. A primeira experiência “amorosa”, após o meu divórcio foi traumatizante, e posso dizer que só deixei que acontecesse porque, por um segundo, me desviei dos planos de Deus e deixei os meus critérios e padrões de lado.
Me comprometi a aproveitar o máximo possível e da melhor maneira possível a minha “solteirice”, e isso não quer dizer ir para balada ou ficar com vários homens, mas cultivar e colecionar o máximo de aprendizados, melhorias e experiências positivas para conseguir sustentar um bom relacionamento no futuro, um relacionamento que seja saudável e positivo aos olhos de Deus. Durante um momento de vulnerabilidade, eu cedi aos meus próprios impulsos e me arrependo amargamente das minhas escolhas amorosas.
O objetivo é ir me lapidando, me fortalecendo e entendendo o que preciso melhorar em mim para conseguir amar uma pessoa de volta do jeito que ela merece. Isso envolve entrar em um período de “celibato voluntário”, e não esquecer, jamais, que não posso passar por cima dos meus próprios valores para estar com alguém. Quero um homem que seja maduro, no mínimo a mesma idade que eu, tenha temor a Deus, seja disciplinado, determinado, tenha clareza dos seus objetivos de vida, busque ter hábitos saudáveis, possua valores compatíveis com os meus, faça academia e seja gostoso bonito (risos)... Aff, não é possível que eu esteja querendo muito, né?
3. Retornar ao podcast
Sim, eu tenho um podcast chamado “A minha parte nesse caos”, um podcast que eu comecei com muita felicidade e infelizmente por acontecimentos externos, eu não consegui dar continuidade da maneira que gostaria, mas é algo que sempre aparece na minha mente e um forte desejo do meu coração, pois é um espaço onde posso compartilhar conhecimento, ensinar, falar das minhas experiências individuais, dividir partes e trechos da minha vida, registrar os meus aprendizados. E sinto falta de ensinar.
4. Ler a bíblia toda em 1 ano
Mais do que cumprir uma meta, quero viver esse processo como um encontro diário com Deus. Não apenas ler por disciplina, mas permitir que a Palavra me confronte, me ensine, me acalme e me direcione. Ler a Bíblia em ordem cronológica é uma forma de compreender a história, o contexto e o propósito de cada fase, e ir fortalecendo minha fé e minha intimidade com Deus ao longo do caminho. Já li a bíblia quase inteira em muitos outros momentos, porém quase todos de maneira automática e superficial. Dessa vez, realmente quero me conectar a Deus, fortalecer minha fé e levar cada aprendizado para a prática. A bíblia é a Palavra dele, é o que ele deixou para que nós pudéssemos buscá-lo e encontrá-lo.
5. Relacionamento com Deus
Esse é o ponto central de todos os outros objetivos. Quero aprofundar minha intimidade com Deus, aprender a ouvir Sua voz, confiar mais e controlar menos. Desenvolver uma espiritualidade que vá além de momentos pontuais e se estenda para as minhas decisões, relacionamentos, hábitos e pensamentos no cotidiano. Eu já não consigo imaginar minha vida sem colocar Deus como centro, prioridade e alicerce na minha semana. E quero que essa relação com Ele vá para além dos meus devocionais matinais ou rotinas de gratidão a noite; desejo estar conectada a Deus nas pequenas coisas, das mais simples até as mais complexas. Quero fazer as coisas junto dele, e não apenas para ele.
6. Criar um novo Instagram para falar sobre Jesus & espiritualidade
Criar conteúdos cristãos é um grande desejo que pulsa no meu coração desde metade desse ano. Sinto dentro de mim um chamado imenso para falar com outras mulheres e pessoas no digital sobre o caminho da fé, sobre a renúncia que significa caminhar com Jesus e aceitá-lo como salvador e senhor.
Eu quero falar mais da minha caminhada com Deus, das minhas experiências com Ele, de como sou ouvida, acolhida e amada por ele, mesmo eu sendo teimosa em muitos momentos e fazendo as coisas do meu jeito. Quero compartilhar reflexões, versículos, experiências e insights espirituais de forma leve, real e acessível, sem a pressão de números ou engajamento, mas com propósito, e sem nenhum cunho financeiro ou pensando em retorno financeiro, mas até lá, muita coisa ainda precisa se ajustar e encontrar o seu caminho de volta na minha vida.
7. Investir mais no hábito da leitura no 2º semestre
Esse ano eu basicamente abandonei a leitura. Não lembro de 2 livros que li inteiro ao longo desses últimos meses. Me lembro de ter começado vários, mas ter deixado grande parte deles, ou se não todos, pela metade, não por não gostar de ler, porque no fundo eu amo livros, eu amo a leitura e tudo o que ler nos proporciona, toda a criatividade, imaginação e conhecimento, mas priorizando o concurso público, eu perdi o ritmo da leitura & tem sido muito desafio retornar esse hábito.
Por isso quero retomar o hábito de ler com mais constância, não apenas livros técnicos, mas também leituras que nutram a alma, ampliem a visão de mundo e fortaleça minha espiritualidade e fé cristã, tanto que a maioria dos livros que eu pretendo ler são cristãos sobre temáticas ligadas à religião e fé. Acredito que até o final do ano eu consiga criar um post com as leituras que pretendo começar e concluir em 2026.
8. Comprar meu PlayStation 5
O PlayStation não veio na divisão de bens, mas bem que eu queria que tivesse vindo. Jogar vídeo-game era uma das minhas maiores fontes de diversão e descontração ao longo da rotina e hoje sinto uma falta avassaladora de gastar uns minutinhos relaxando ou me estressando. Eu tinha os meus jogos favoritos lá: God of War, Tomb Raider, Resident Evil, Call of Duty, The Last of Us, entre outros. EU PRECISO TER UM VÍDEO-GAME EM 2026.
9. Experiências no 2º semestre
Agora que eu sou uma pessoa tecnicamente sociável, quero dividir bons momentos com as pessoas que hoje fazem parte da minha vida e colecionar boas lembranças com elas. Criar memórias, sair da rotina, experimentar o novo e me permitir viver pequenas aventuras que tragam alegria, presença e sensação de vida acontecendo.
- Ir no Aquário de São Paulo
- Fazer um passeio de barco
- Ir ao Allianz Parque assistir um jogo do Palmeiras
- Tomar um banho de cachoeira pela primeira vez
- Andar de bicicleta no Ibirapuera
Eu nunca fiz essas coisas, e quero me dar de presente esses momentos, quero me presentear com boas experiências, talvez pela primeira vez na vida. E claro, eu falei que quero fazer isso acompanhada de pessoas especiais, mas eu não me importo de fazer sozinha, de desfrutar minha própria companhia.
10. Me tornar um pouco mais “feminina”
Eu não sei mais o que significa ser feminina e preciso resgatar isso de dentro de mim. Escrevendo agora eu percebo que associei ser feminina e fazer coisas que expressem essa feminilidade como fraqueza e vulnerabilidade, como se alguém fosse se aproveitar ou invadir o meu espaço. Deixar o meu lado feminino de lado é uma armadura e autodefesa de “ninguém vai me usar”, “ninguém vai me fazer de boba”. E eu preciso colocar na cabeça que posso ser feminina de forma saudável e alinhada ao meu lado mais bruto, e que isso não me tornará indefesa e desprotegida.
11. Comprar minhas camisetas do Palmeiras
Um carinho comigo mesma e uma forma simples de expressar algo que faz parte da minha identidade e da minha história desde esse ano de 2025. Eu amo meu time, e entendo agora a dopamina que é torcer, acompanhar os jogos, chorar & se alegrar. Agora eu compreendo a paixão por um clube.
12. Consumir mais conteúdos que me aproximem de Deus
Escolher com mais consciência aquilo que entra na minha mente e no meu coração. Filmes, séries, livros e podcasts que edifiquem, ensinem e fortaleçam minha fé. Quero tentar equilibrar o que eu assisto e ouço no dia a dia. Esse ano comecei a buscar por mais conteúdos cristãos através, principalmente de músicas, vídeos e canais no YouTube & livros. Para ano que vem, quero assistir mais filmes que abordam temáticas religiosas de fé, quero desenvolver o hábito de ouvir podcasts, algo que eu não faço, e me direcionar para coisas que vão me ajudar a manter o foco espiritual em meio a tantos estímulos superficiais.
13. Fazer um curso de tiro defensivo no Clube556
Esse objetivo nasceu muito mais da minha “curiosidade”, do desejo de aprender algo novo e de desenvolver responsabilidade do que de qualquer sensação de medo. Quero entender melhor sobre segurança, autocontrole e preparo, aprender sobre limites, consciência e respeito envolvidos nesse tipo de prática.
Me conta, quais são os seus objetivos? Compartilha comigo nas redes sociais. Vou amar conhecer as suas intenções para 2026.
.png)

Comentários
Postar um comentário