Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

Meu maior foco para outubro: praticar mais o mindfulness

Uffa, finalmente chegamos ao último dia do mês de setembro, e hoje também é uma oportunidade incrível de estruturar novos planos, projetos, objetivos e intenções para o próximo mês. Uma das maneiras mais possíveis de fazer isso é por meio de uma revisão mensal. Quando separamos um momento para repensarmos, refletirmos & ponderarmos sobre tudo aqui que realizamos, conquistamos, deixamos de fazer, procrastinamos & que não saiu exatamente como planejamos lá no começo, podemos fazer ajustes e mudanças direcionadas.


Nós, seres humanos, amamos ciclos, talvez porque tudo em nós aconteça em movimentos cíclicos, e também muitas coisas aqui na realidade funcionem do mesmo jeito. Olha o sol, a lua, os mares, nosso calendário, o dia e a noite. E desde que comecei a me planejar de maneira intencional, os meses começaram a representar um tipo de limpeza, recomeço & reinicio para mim. Claro que isso não é motivo para vivermos passivamente a espera de uma data ou uma virada para nos colocarmos em movimento e ação (qualquer dia é bem-vindo para isso.

Gosto de começar os meses, logo demais de fazer essa revisão profunda, definindo um grande FOCO, que irá representar a essência do novo mês. Esse foco pode ser absolutamente tudo o que você tiver em mente, seja começar aquele hobby, tirar um determinado projeto do papel, alcançar um simples objetivo, ou buscar lidar com algum sentimento incomodo com mais leveza. Esse foco pode ir de simples a algo mais elaborado, e vale dizer que ele pode ser algo tanto subjetivo (dentro) quanto fora de você.

Ali, no momento de fazer de criar o seu planejamento semanal a cada novo domingo, você pode olhar para esse grande FOCO do mês e definir quais ações, atitudes & coisas você pode realizar para se aproximar cada vez mais dele. O que eu precisarei fazer ao longo dos próximos 7 dias para tornar esse foco real? O que está ao meu alcance para implementar a partir de hoje? Quais micro-passos precisarei dar? É importante levar isso para a prática ao invés de deixar apenas escrito no papel.

Para outubro, o meu foco será desenvolver e cultivar mais a atenção plena no meu dia a dia. Nos últimos meses, percebi que venho deixando isso de lado e me sinto um pouco mais desligada do mundo a minha vota e tenho estado um pouco mais ansiosa, talvez mais preocupada com o futuro, sendo que não há nenhum perigo catastrófico ou iminente para acontecer lá na frente, mas você sabe como a nossa mente é, não é? É isso o que acontece quando não cultivamos a atenção plena.

MAS O QUE É ATENÇÃO PLENA?

Também conhecido como mindfulness em inglês, é a prática de manter com intencionalidade o foco e atenção no momento presente, sem julgamentos ou críticas, mas cultivando uma postura de aceitação e observação do que estamos vivendo nesse exato momento. Quantas vezes ficamos dispersos enquanto realizamos nossas tarefas, estudamos, lavamos a louça ou tomamos banho? Nossa mente vai longe, viaja, voa.

O mindfulness pode ser aplicado mediante a prática de uma meditação, ou seja, pegando um momento específico do seu dia e dedicando exclusiva e unicamente para isso, porém também pode ser incorporada em várias atividades do dia a dia. Quando praticamos a atenção plena, direcionamos nossa atenção para experiências que estamos vivendo, pensamentos que passam por nossa mente, emoções que vivenciamos e sensações corporais, sem modificá-las, mas só prestando atenção.

É bem simples, e eu posso te provar. Pause um segundo para respirar fundo, e enquanto estiver fazendo isso, preste atenção no ar entrando e saindo, nos movimentos que o seu peito, abdômen e ombros fazem. Se quiser ir para uma prática mais avançada, continue lendo essa postagem com o máximo de presença possível, notando cada letra, vendo os detalhes das palavras. Coloque calma, intenção & presença na leitura, e deixe o resto de lado, seja a pressa, a rapidez ou a preocupação com a próxima tarefa. Isso significa estar consciente de que você está consciente. Você sentirá uma grande diferença fazendo isso.

Se você quiser mais avançado ainda, tente estar presente usando todos os seus sentidos. Quando comer algo, preste 100% de atenção no sabor, do gosto, nas peculiaridades, no aroma. Quando estiver em algum ambiente, foque em ouvir os sons distantes, próximos e quase inaudíveis que você jamais notaria se não estivesse presente. Quando realizar uma tarefa, esteja lá para ela, de corpo e alma. Quando olhar algo, procure os detalhes, as miudezas, as cores, os formatos, e toda a configuração.

De uma forma bem resumida e sem termos científicos, mindfulness é isso. Inclusive, existem diversos estudos científicos que comprovam os inúmeros benefícios que essa prática traz para o nosso bem-estar, e como contribui para diminuir a ansiedade, o estresse e principalmente ajudar uma mente agitada e caótica a focalizar. Parece simples, e realmente é, porém isso não dizer fácil. Como eu falei, para a nossa mente, é bem comum passar dias e dias remoendo as coisas que aconteceram no passado, relembrando conversas e situações, ou pensando sempre na próxima coisa a ser feita. É instintivo já.

É o que vou me comprometer a desenvolver nesse mês de outubro. Claro que é um processo longo, e não vai ser em um mês que serei a especialista em praticar o mindfulness, e nem você, porém todo começo é sempre grandioso. De vez em quando, esse movimento precisará ser feito com mais intenção, porque a quantidade que recebemos de estímulos diariamente, seja através das redes sociais, principalmente delas, de várias demandas e compromissos, obrigações & deveres, dificulta muito de desfrutarmos a vida sem tantas distrações externas ou ruminações internas.

Vou ler bastante sobre o assunto, me aprofundar, assistir algumas aulas, acompanhar especialistas (não se preocupem, venho partilhar todas essas descobertas com vocês) e já até decidi a leitura para o próximo mês, o nome dele é Mindfulness: a practical guide to finding peace in a frantic world. A tradução você confere na foto a seguir (as pesquisas do meu navegador aparecem em inglês, como uma boa estudante de uma língua estrangeira que sou). Pode ser um livro bem clichê, mas sempre tive curiosidade de ler ele, e já tive opiniões positivas sobre a leitura. Talvez eu venha aqui contar minhas impressões e percepções sobre esse livro lá para novembro.

Já ouviu falar de mindfulness? Já definiu o seu grande foco para outubro?


ME SIGA NAS REDES SOCIAIS:
💡Pinterest - clique aqui 
💭Newsletter - clique aqui
🖥️YouTube - clique aqui

Gostou desse texto e quer apoiar a minha escrita e a criação de conteúdo independente? Invista R$ 47 reais e adquira o meu e-book Manual da Vida Leve. Assim você estará recebendo um material de qualidade sobre rotina, hábitos e produtividade saudável com +198 páginas, e ME apoiando para que eu continue PRESENTE nesses espaços clique aqui para apoiar.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem