Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

Como começar a estudar Psicologia Positiva?

Um dos meus grandes objetivos para os próximos anos é me aprofundar cada vez mais nos estudos da psicologia positiva, uma área que amo dentro da psicologia e que foi cada vez mais me conquistando. Desde o primeiro dia em que pisei na sala de aula da graduação, senti falta de uma ciência voltada para os aspectos positivos da vida humana e não apenas uma tentativa de diminuir o sofrimento, mas a possibilidade de tornar a vida mais leve, produtiva, realizada & feliz.


O que é a psicologia positiva?

É uma área dentro da psicologia que busca entender, através do olhar científico, o que torna as pessoas saudáveis, felizes & realizadas. A psicologia positiva tem o seu objetivo voltado para o estudo das emoções positivas, como autocompaixão, resiliência, bem-estar subjetivo, autoeficácia, como também forças de caráter, forças & virtudes, estado de flow e entender quais são os elementos que aumentam a nossa felicidade.

A psicologia positiva é diferente das abordagens tradicionais dentro da psicologia, porque ela não se concentra apenas nas patologias, nos transtornos, nas doenças mentais, na sintomatologia, etc., embora ela não desconsidere a importância de compreender os transtornos, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, etc., mas busca também abrir espaço para que outras temáticas igualmente importante tenham destaque, tenha um reconhecimento e também sejam vistas como necessárias & essenciais dentro da área.

Antigamente, os estudos científicos focado nos aspectos positivos da vida humana eram poucos e escassos, e quem se dedicava a investigar os traços positivos, ficava sempre nos bastidores e realizavam as pesquisas científicas de forma silenciosa. Porém, tudo mudou em 1998, quando o psicólogo Martin Seligman foi eleito Presidente da Associação Americana de Psicologia (APA).

Para a APA, a psicologia deveria cumprir 3 grandes metas: 1) tratar as doenças mentais. 2) tornar a vida das pessoas mais felizes. 3) Identificar e cultivar talentos humanos. Quando Seligman assumiu a presidência da APA, percebeu que esses dois últimos objetivos não estavam sendo devidamente cumpridos, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial, onde foi adotado o modelo médico de tratamento para TEPT (estresse pós-traumático), ansiedades & fobia, e ao longo dos últimos anos haviam sido negligenciados.

Martin Seligman usou o seu tempo como presidente para promover a ideia de que a Psicologia deveria estudar, não apenas o sofrimento humano e aquilo que está quebrado e defeituoso em nós, mas também aquilo que existe de bom, de positivo em nossa existência, aquilo que faz a vida valer a pena. A psicologia positiva foi um movimento que começou com a psicologia, porém com o tempo foi abarcando outras áreas de formação, como nutrição, medicina, educação física, tanto que hoje a psicologia positiva, também é chamada de Ciência do Bem-estar, porque contempla várias outras frentes, não sendo um movimento exclusivo da psicologia.

Se você também tem curiosidade em aprender mais sobre a psicologia positiva ou se você é profissional da área da saúde e quer se aprofundar nos conceitos, ideias e intervenções da área, mas sem necessariamente precisar começar uma pós-graduação ou uma especialização, vou compartilhar com você os principais meios, técnicas & ferramentas que uso para complementar os meus estudos e estar sempre estudando e me deparando com algo novo em relação à psicologia positiva.


Livro: Psicologia Positiva: Uma Abordagem Científica e Prática das Qualidades Humanas

Se você não conhece muito da área ainda, e é a primeira vez que você está tendo contato com os conceitos principais e essenciais da psicologia positiva, recomendo que você comece seus estudos por esse livro, apesar de ser um valor alto e ser um livro bastante complexo, porém a partir dele você vai conseguir ter uma base bem fundamente e não rasa, caso você comece com um livro mais simples, isso não será possível. Se lá na frente você começar a ler artigos científicos mais complexos, e se aprofundar em determinados conceitos, você provavelmente vai ser um pouco de dificuldade de compreender. Esse livro aborda, mesmo que de forma geral, tudo aquilo que é a base da psicologia positiva (clique aqui para conferir o livro).

Dica bônus: a medida que você for lendo, não apenas esse livro, mas qualquer material relacionado à área, anote em um caderno ou bloco de notas, palavras-chave, conceitos, ideias, palavras que você desconhece, termos que nunca ouviu, porque isso vai facilitar muito a busca de artigos científicos, que é o ponto 2.

Leia artigos científicos através no Google Acadêmico

Muitas pessoas desconhecem, mas aqui nesse link do Google, você acessa a biblioteca de artigos científicos disponíveis nos principais sites de pesquisa na internet. Mas o que é um artigo científico? São documentos acadêmicos que descrevem o resultado de pesquisas feitas em diferentes abordagens ou revisam informações já existentes sobre um determinado tema, sendo chamados de revisões bibliográficas. Então se você entrar no Google Acadêmico e digitar algo como Emoções Positivas, os links que você verá disponíveis direcionarão você a artigos com essa temática. Se você digitar o termo Estado de Flow, ou forças de caráter, o mesmo. Caso você já esteja um pouco mais familiarizado com a leitura de artigos, que por mais que contenham poucas páginas, alguns têm no máximo 15 páginas, é necessária muita atenção para compreender e conectar as informações lidas, você pode tentar fazer essa busca também no Scielo (clique aqui)

Cursos gratuitos no Coursera

Se você, como eu, está aprendendo inglês ou se aperfeiçoando nesse idioma, uma ótima oportunidade de fazer isso e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre psicologia positiva é através da plataforma online de cursos chamada Coursera. A Coursera é uma plataforma que conta com cursos ministrados por instrutores renomados de universidades e empresas de nível internacional. É, assim, uma das maiores plataformas de ensino à distância no mundo, com cursos 100% online em diversas áreas, boa parte deles com certificados compartilháveis após a conclusão. Lá tem diversos cursos - alguns gratuitos e outros pagos - na área de psicologia positiva, todos ministrados e oferecidos por grandes universidades, como Yale, Pennsylvania, Michigan, etc.

Acompanhe as principais organizações da área

Uma maneira incrível de estar conectado e em sintonia aos novos estudos da psicologia positiva é através de grandes instituições que reúnem pessoas importantes e grandes profissionais da área para promover encontros, discussões, palestras & até mesmo cursos. As principais são Associação de Psicologia Positiva da America Latina e Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento & Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva. Você pode assinar a newsletter e acompanhar notícias, divulgações e tópicos importantes em pauta na área de pesquisa e intervenção.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem