Estamos começando mais um novo mês, e com ele, novas oportunidades e possibilidades de mudanças, melhorias & ajustes na nossa vida e rotina, mas para criarmos esse espaço ao longo das próximas semanas, é essencial criarmos um planejamento que nos dê direcionamento para o mês que está vindo. Planejar não é nada mais e nada menos do que construir o seu próprio mapa, e quando temos um mapa em mãos, fica mais fácil tomarmos decisões, fazer escolhas e darmos os passos que precisamos com segurança.
O planejamento mensal é uma das bases para o planejamento semanal e diário, pois as ações, demandas, tarefas e comportamentos que escolhemos abraçar ao longo de cada dia e semana precisam “servir” para alcançarmos algo maior no macro. Se você simplesmente planejar a semana, cada semana estará solta, porque é a partir do planejamento de um ciclo mensal que você é capaz de criar um melhor direcionamento para os seus dias.
Você precisa viver a sua semana e os seus dias para algo maior, e é no seu planejamento mensal que você vai definir o que será esse propósito maior, seja uma tarefa, um objetivo, uma intenção para o mês. Eu falo mais sobre isso lá no Manual da Vida Leve, meu e-book de produtividade saudável e rotina organizada, onde tem um capítulo inteiro dedicado a construção do seu planejamento; se você tem interesse em adquirir um material que vai ser o seu guia no seu processo de organização e equilíbrio pessoal, clique aqui para conhecê-lo.
REVISANDO O SEU MÊS
O primeiro passo na hora de planejar o seu novo mês é tirar alguns minutos para olhar, acolher e observar o mês que passou. É através dessa observação que conseguimos perceber melhorias, ajustes e tudo aquilo que precisaremos fazer de diferente de agora em diante. Os principais aspectos que você pode escolher revisar são:
OBJETIVOS
- Você conseguiu avançar em relação aos seus objetivos?
- Quais progressos você consegue visualizar olhando para o mês que terminou?
- Quais obstáculos te atrapalharam? O que você pode fazer para minimizá-los?
HÁBITOS
- Tem algo que precisa ser feito de forma diferente para o próximo mês?
- Conseguiu implementar ou fortalecer novos hábitos na sua rotina?
- Quais próximos hábitos você quer fortalecer e dar mais atenção?
PRODUTIVIDADE
- Quais melhorias você pode implementar na sua organização?
- Existe alguma mudança que pode te auxiliar a ser mais produtiva ao longo das próximas semanas?
- Quais ferramentas deram certo e quais não tiveram bons resultados?
- Como a sua rotina te ajudou a executar as ações que você precisava realizar?
VOCÊ
- Como você se sentiu ao longo das últimas semanas?
- O quanto você evoluiu enquanto ser humano?
- Como estiveram as suas emoções?
- Quais aprendizados foram quais importantes?
Perguntas para te ajudar a revisar o último ciclo:
- O que ficou pendente no último mês?
- Quais foram as suas conquistas?
- Quais os seus maiores aprendizados?
- Quais as coisas que aconteceram que te fizeram ser grato?
- Quais foram as suas maiores dificuldades?
- Quais novas demandas surgiram para o próximo mês?
- O que precisa ser mudado e melhorado?
São as respostas a essas perguntas que te darão clareza e consciência para entender quais melhorias podem ser implementadas, o que deve ser reforçado, o que não deu certo e precisa ser ajustado e adaptado, o que já não tem mais sentido estar ali.
PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO MENSAL
Agora que você realizou a revisão do mês anterior e tem um norte das principais mudanças e ajustes que precisarão ser feitos, é hora de estruturar o seu planejamento, sempre lembrando que planejar não é ter controle absoluto de que tudo vá acontecer exatamente do jeito que você colocou no papel, mas é apenas criar um direcionamento que vá te guiar dia após dia.
1. Palavra do mês
Essa parte não é exatamente essencial, mas eu gosto muito de escolher uma palavra ou frase que representa aquilo que eu quero atingir, conquistar ou estar mais próximo ao longo do próximo mês. Essa palavra pode ser: foco, determinação, força de vontade, coragem, autenticidade, etc. Também gosto de deixar anotado em algum post-it na minha mesa de trabalho para me lembrar do porquê cultivar mais dessa característica será essencial para o meu desenvolvimento.
2. Anote os compromissos
Nessa parte, você pode usar alguma ferramenta digital, agenda ou planner para anotar todas aquelas coisas que você deve lembrar, como: prazos, entregas, pagamentos, compromissos, aniversários, feriados, consultas, provas, etc. Depois, pergunte:
- Quais desses eventos precisam de preparação?
- O que precisa ser agendado com antecedência?
3. Quais serão as prioridades do seu mês?
Eu indico no máximo três prioridades para conseguir manter o foco e realizar o que precisa ser feito com constância e objetividade. As suas prioridades serão aquelas tarefas e ações onde você vai colocar mais foco e energia ao longo das próximas semanas. Quais são as três principais tarefas/demandas que são muito importantes para você? Se você tivesse que escolher apenas três coisas para estarem concluídas/finalizadas até o último do mês, quais seriam elas? E por que elas são importantes para você?
4. Quais melhorias você vai implementar?
Em relação às melhorias, você pode definir uma melhoria no geral que vai beneficiar todas as áreas da sua vida, ou definir no máximo três melhorias em diferentes aspectos da sua jornada. Por exemplo: uma melhoria na área pessoal e outra na área profissional, ou uma melhoria nos seus relacionamentos e outra em relação a sua saúde física.
5. O que será essencial?
Faça uma lista de atividades essenciais que você vai executar dentro do mês: essa lista pode conter eventos importantes, tarefas, demandas, pendências e ações relacionadas aos seus objetivos.
Essa daqui é uma lista mais geral, e não tem quantidade mínima de itens a serem anotados. O importante de colocar essa etapa em ação é a possibilidade de esvaziar o seu espaço mental das preocupações em relação ao futuro que surgem através de pensamentos e autocobranças. Tirar essas tarefas da sua mente e colocá-las no papel de maneira concreta vai te ajudar a sentir mais leve e menos sobrecarregada com tudo. Ao longo do mês e de cada semana, você pode ir consultando essa lista e direcionando cada tarefa para um momento específico.
Agora tendo em mãos e desenvolvendo consciência de quais serão os pontos fundamentais e essenciais do seu mês, é hora de destrinchar tudo o que você definiu no planejamento mensal ao longo das semanas, de preferência colocando mais energia na primeira semana, e depois a próxima, e assim por diante. E se você quer ter um direcionamento mais profundo de como realizar o seu planejamento semanal, já fiz um post detalhando o passo a passo do planejamento semanal, e você pode conferir clicando aqui.
Comentários
Postar um comentário