Luana Galdino

registrando minha jornada

Luana Galdino
Oi, eu sou a Luana, e aqui você encontra o meu diário virtual sobre cotidiano, reflexões, aprendizados e experiências que a vida me deu. Escrevo para dividir um pouco das coisas que amo, me inspiram e que me fazem feliz. Esse blog é um lugar de respiro para quando preciso de uma pausa ♡

6 alertas de que a sua produtividade é tóxica


Se tem uma coisa que me entristece profundamente e sempre me causou muita revolta interna é a maneira distorcida como a produtividade tem sido abordada na nossa sociedade. Muitos gurus vendem uma ideia de performance e rendimento totalmente irreal, impossível e fora da nossa realidade. Isso tem levado inúmeras pessoas a exaustão, ao cansaço mental e a ultrapassar os seus limites, sacrificando o seu bem-estar e saúde psicológica para alcançar um padrão totalmente tóxico.

Nos meus estudos de psicologia do desempenho, venho tentando entender o que faz uma pessoa se tornar boa em algo, e eu descobri que não tem a ver com fazer mais, ou se esforçar mais, mas sim com a prática deliberada, e não apenas repetir o mesmo comportamento com mais intensidade ou com mais tempo, porém esse tema fica para um próximo conteúdo. Hoje quero trazer alguns alertas que podem indicar que a sua produtividade está sendo tóxica.

Produtividade não é apenas fazer, mas é principalmente externalizar para fora tudo aquilo que está sendo construído e resgatado de dentro de você, a partir da sua essência, da sua personalidade, dos seus valores, das suas aspirações, forças pessoais e interesses genuínas, e fazer isso com leveza, no seu próprio ritmo e velocidade.

SE CULPAR POR TERMINAR AS TAREFAS DO DIA/SEMANA PENDENTES

Antigamente, eu terminava o dia me sentindo frustrada por ter deixado uma ou duas tarefas em aberto no meu planner. Não conseguir dar um check na minha lista de tarefas era angustiante e trazia muita culpa & ansiedade. Muitas vezes me sentia incapaz por não ter dado conta de tudo, e a verdade, é que planejar não é ter o controle de tudo, mas é apenas ter uma previsibilidade do que pode acontecer, e não uma certeza absoluta do futuro.

Terminar o dia com algumas tarefas pendentes ou ter finalizado todas elas, não quer dizer absolutamente nada. Não quer dizer que você está se desenvolvendo, nem que está mais próxima dos seus objetivos ou que está se tornando a sua melhor versão. Muitas pessoas estão vivendo suas vidas totalmente ocupadas, mas isso não quer dizer que elas estão realizadas, felizes ou satisfeitas.

Ficamos tão preocupadas com o que está sendo feito e o quanto está sendo feito que não nos preocupamos em como está sendo feito. Você está realizando com presença? Você está realizando tarefas com um propósito ou apenas por fazer? Elas estão alinhadas ao que você busca? Estão conectadas a vida que você está construindo? Elas estão te aproximando de uma vida leve, com sentido e bem-estar? Todas nós estamos ocupando nosso tempo com algo, mas isso não quer dizer que estamos evoluindo na nossa jornada.

SE CRITICAR E SE JULGAR AO INVÉS DE RECONHECER O QUE JÁ TEM SIDO FEITO

Poucas de nós aprendemos a desenvolver a autocompaixão, que significa a postura de se olhar de forma mais compassiva, sem tanto julgamento ou crítica, como quando fazemos quando alguém que amamos está sofrendo ou comete uma falha.

Como você tem se tratado na busca pelos seus objetivos e sonhos? Você tem sido a sua maior apoiadora ou tem sido a primeira a apontar suas imperfeições, falhas e erros? Você tem valorizado tudo aquilo que tem conseguido realizar e fazer dia após dia, ou sempre foca na próxima coisa, na próxima tarefa, na próxima pendência? Sempre vai ter uma próxima coisa a ser feito, porque às tarefas são basicamente infinitas, mas isso não é motivo para você deixar de reconhecer o seu esforço, a sua dedicação e o seu comprometimento.

Olhar para todos os passos que você está dando, para as conquistas invisíveis da sua jornada vai te ajudar a se motivar, a se inspirar e se movimentar para a próxima. Olhar para o que falta sempre vai despertar sensações negativas, culpa & autocobrança, e isso vai minar a sua empolgação, motivação e paralisar suas ações, mas fazer o movimento contrário, parar e validar cada pequeno esforço, vai te permitir enxergar que você é capaz e também consegue nesse processo.

ACREDITAR QUE PRODUTIVIDADE É PREENCHER CADA SEGUNDO DE TAREFA

Eu conheço pessoas que tentam preencher cada segundo de suas vidas com alguma coisa útil e produtiva, e advinha, elas não se sentem melhores fazendo isso, muito pelo contrário, se sentem cada vez mais cansadas, exaustas e insuficientes, porque produtividade não tem a ver apenas com fazer mais, mais e mais. É sobre usar seus potenciais para fazer de forma cada vez mais autêntica, genuína e coerente.

O descanso, o ócio, e o tédio fazem parte de uma vida produtiva, e, na verdade, são requisitos fundamentais para as suas conquistas e realizações. Quanto mais cansaço e exaustão, menos ideias criativas você vai ter, menos soluções você vai encontrar, mais a falta de foco, concentração e distração vai estar presente, menos paciência você vai ter. Quanto mais cansadas e estressadas estamos, mais estamos propicias a ceder aos impulsos que nos sabotam, como comer uma pizza, procrastinar, faltar a academia.

Quando você está bem, o trabalho flui melhor, suas escolhas fluem melhor e sua vida se torna mais fluída e não estagnada. Existem estudos dentro da psicologia positiva que mostram que pessoas com níveis altos de bem-estar e satisfação com a vida, tem mais chance de alcançar seus objetivos, ganhar salários melhores, ter uma saúde física, construir bons relacionamentos, entre muito outros benefícios. Ou seja, a ciência já conseguiu provar com muitas evidências que a felicidade vem antes do sucesso, e não o sucesso que gera a felicidade, mas isso fica de tema para um próximo conteúdo.


SENTIR QUE SEMPRE PRECISA SE PROVAR BOA E MERECEDORA DE ALGO

Muitas de nós aprendemos a depositar o nosso valor, nossa identidade, nossa capacidade naquilo que somos capazes de entregar no final do dia, e quando não conseguimos render da maneira que esperávamos, ficamos com essa impressão de que não somos boas o bastante ou que somos ineficientes. O seu valor não está depositado no quanto você consegue estudar, trabalhar, gerar resultado, ou dar conta de tudo. O seu valor está em construir uma vida com virtudes, em se tornar um ser humano guiado por valores, princípios & virtudes.

Você não deve fazer as suas tarefas, concluir suas demandas ou buscar realizar suas ações no dia a dia com a intenção de provar algo, porque esse não é o combustível certo para te movimentar, pois com o tempo a carga que você vai estar carregando sobre os seus ombros vai ser muito maior e pesada. Faça porque é importante para você. Faça porque isso vai te guiar em direção a sua melhor versão. Faça porque isso vai te levar para um próximo nível. Mas jamais para provar algo a alguém, principalmente quando duvidarem de você.

Antigamente, eu tinha muita essa ideia de “se duvidou de mim, agora que vou provar que está errado’, e isso gerava tanta cobrança, sufocamento e desgaste, mas, no fundo, isso é um motivo tão mesquinho, vazio e superficial para fazer algo. Não use esse combustível. Escolha seus porquês e propósitos com base na sua essência e no seu coração. Abandonar essa necessidade de provar algo o tempo todo para as pessoas ao redor vai te aliviar de uma maneira inexplicável.

Talvez ninguém nunca tenha te falado isso, mas eu falo, você já é merecedora, apenas por ser um ser humano e ter nascido, apenas por sentir, ter uma consciência, ter uma história, ter trilhado uma jornada até aqui. Isso te torna merecedora. E isso não depende do quanto você produz, de quantas tarefas você finalizou semana passada ou o quão próxima, ou longe você está dos seus objetivos. Faça TUDO isso sabendo que você já é merecedora.

FICAR FALANDO SOBRE O QUE "DEVERIA" TER FEITO

Há alguns anos, quando eu ainda morava no quintal da minha mãe com o meu marido, eu não tinha motivação para fazer nada, vivia sempre para baixo e sem vontade nenhuma, e olhando agora, eu percebo que um dos principais motivos para isso acontecer, era que eu vivia repetindo para mim essa palavrinha: “deveria”.

Se eu não acordava cedo, eu passava o dia inteiro dialogando comigo mesmo que “eu deveria ter acordado cedo”. Se eu não almoçava direitinho, eu passava o resto do dia me remoendo por dentro e dizendo “eu deveria ter almoçado certo”. Se eu não estudava no horário que eu me planejei, eu passava muito tempo repetindo que eu “deveria ter estudado naquele horário”. Se eu descansava a manhã toda, eu já me percebia afirmando “eu não deveria ter descanso”.

Se você faz isso, eu preciso te dizer duas coisas: 1) você não deve nada. Exclua essa palavra do seu vocabulário. Desde o momento em que Deus nos deu o livre arbítrio, você não deve absolutamente nada. Se não tem ninguém apontando uma arma para você nesse exato momento, você não deve nada. Tudo o que você faz é uma escolha. Cada segundo do seu dia é uma escolha, é uma decisão, é algo que você opta entre milhares de opções. Por isso, substitua a frase “eu devo alguma coisa” por “eu escolho fazer isso. Por exemplo, “eu devo acordar cedo”, ao invés de dizer isso, fale “eu escolho acordar cedo”.

Ter uma vida saudável, leve, cuidar das suas emoções, ter autoconhecimento, fazer terapia, ou qualquer coisa positiva é uma ESCOLHA, e não um dever.

2) o passado já passou. O passado já foi. Não importa se é o passado de 10 minutos atrás, 1 hora, 1 dia, 1 semana ou 1 mês. Ficar remoendo todos os seus “deveria” não vai te impulsionar a agir de forma diferente; apenas vai te desmotivar ainda mais. O melhor momento de recomeçar alguma coisa é agora, o melhor momento de melhorar e transformar um comportamento que não te agrada é esse.

ACHAR QUE PRECISA IR MAIS RÁPIDO PORQUE ESTÁ "ATRASADO"

É estranho falar isso, mas em um mundo que tem sido cada vez mais acelerado, é comum que essa pressa se esbarre em nós. Eu até já fiz um post falando sobre a nossa relação com o tempo e como fazer as pazes com ele, e você pode lê-lo clicando aqui. Eu nem ia colocar esse item nessa lista, mas percebo que cada vez mais as pessoas querem chegar aos seus destinos mais rápidos, o que gera muita ansiedade & pânico com a jornada.

Ter que esperar para chegar até o seu objetivo não significa que você está atrasado, que você não está fazendo o bastante, que aquilo que você faz é insuficiente ou que você não é bom. Esperar significa apenas que você está em processo. Ter que esperar não é um castigo, nem uma coisa ruim. Significa apenas que coisas grandes e extraordinárias levam tempo, exigem comprometimento e precisam de um tempo de maturação.

Se você tirar um bolo antes do tempo indicado de preparo, ele não vai ficar bom, né? Isso também vale para nós. Eu tenho muita humildade para entender e reconhecer que se todos os meus objetivos, sonhos e metas se realizassem nesse exato momento, eu com certeza não estaria pronta para manter, arcar ou administrar todos eles, porque é o processo que nos prepara. Esperar não é um castigo. Por que você acha que a maioria das pessoas que pega uma bolada em jogos de loteria, perde tudo? Se a gente receber tudo o que queremos no nosso tempo, muitas delas escorregariam dos nossos dedos, simplesmente porque ainda não estamos preparados o bastante para elas.

A espera não é um castigo, é uma preparação. E é algo muito honrado.

Comentários

Formulário de contato

Ouça meu podcast 🎙️

Mande sua mensagem